Atleta paraibana sai do banco e ajuda Brasil a chegar à final dos Jogos Pan-Americanos

    0
    Atleta paraibana sai do banco e ajuda Brasil a chegar à final dos Jogos Pan-Americanos
    Mari Paraíba entrou e não saiu mais do jogo

    A Seleção Brasileira feminina de vôlei lutou demais na noite desta quinta-feira (23), pela semifinal da modalidade nos Jogos Pan-Americanos de Toronto . Após ficarem dois sets atrás no placar, as meninas do Brasil, com time misto no Canadá, buscaram a igualdade e venceram em tie-break Porto Rico por 3 sets a 2, parciais de 18/25, 24/26, 25/22, 25/19 e 15/11. Agora, as tetracampeãs do Pan disputam mais um ouro neste sábado (25).

    Um dos destaques da vitória brasileira foi a ponteira Mari Paraíba. Ele saiu do banco para ajudar o time brasileiro chegar à final. Entrou no lugar da titular Jaqueline e não saiu mais. “A entrada de Mari deu mais consistência no passe e isso foi fundamental para a nossa vitória”, avaliou o treinador José Roberto Guimarães.

    Nos últimos dois Pan-Americanos, o vôlei feminino do Brasil conseguiu chegar à final. Em 2007, no Rio de Janeiro, as brasileiras foram derrotadas em casa para Cuba, revés que foi vingado quatro anos mais tarde, nos Jogos de Guadalajara. O último Pan sem as meninas do Brasil na decisão foi o de Santo Domingo 2003, sem as principais estrelas na época.

    Em Toronto, Zé Roberto optou por convocar uma equipe mista. A outra parte da Seleção disputa atualmente o Grand Prix nos Estados Unidos e perderam nesta quinta-feira, por 3 a 0 para a Rússia, derrota que colocou fim à invencibilidade nacional na competição.

    Assim como na estreia, nesta noite, o Brasil sofreu desde o início para as portorriquenhas. O primeiro set, contudo, foi ainda mais fácil para as adversárias do que no primeiro duelo: a seleção caribenha fechou em 25 a 18 – as brasileiras haviam feito 23 no primeiro duelo. As meninas até reagiram e lideraram boa parte da segunda parcial, mas bobearam no fim e tomaram a virada para perderem por 26 a 24.

    A melhora brasileira finalmente deu resultado no terceiro set, quando as garotas impediram o fim prematuro do jogo com vitória por 25 a 22. A moral com a parcial cresceu e, junto, o desempenho nacional. O quarto set foi arrasador para o Brasil fechar em 25 a 19. O tie-break foi eletrizante: começou com Porto Rico abrindo quatro pontos de vantagem, mas as meninas brasileiras mais uma vez buscaram a virada para fecharem em 15/11. Brasil na final!

    Somando todos os Pans, o Brasil tem quatro títulos na modalidade feminina do vôlei. A medalha dourada foi parar no peito das brasileiras em Chicago 1959, São Paulo 1963 e Winnipeg 1999, além de Guadalajara 2011. As meninas ainda têm duas pratas (Rio 2007 e Havana 1991) e dois bronzes (Cidade do México 1955 e San Juan 1979).

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: redacao@paraibaja.com.br

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here