Na manhã desta terça-feira, 13, na Assembleia Legislativa da Paraíba, o deputado Anísio Maia (PT) voltou a cobrar ações emergenciais para a preservação do Centro Histórico da Capital: “Exibi aqui no plenário mais de 40 fotos que comprovam o completo abandono do Centro Histórico de João Pessoa. Quero entender por que estamos presenciando imóveis tombados ficarem em ruínas sem nenhuma ação do poder público. Irei abordar este assunto até que alguma autoridade competente tome alguma providência”.

O deputado anunciou em tribuna que enviará ofícios ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP) e à Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (COPAC). “Não quero apenas criticar. Por isto, estou encaminhando ofícios a todos os órgãos que tem competência no assunto, pedindo informações sobre as medidas que estão em curso ou previstas para a preservação do nosso Centro que é patrimônio histórico nacional. Quero visitar cada um desses órgão para conversar pessoalmente com seus gestores.”

“Como se não bastasse todo o descaso com nossa história, as ruínas do Centro Histórico são um risco para a população, com perigo de desabamentos, focos do aedes aegypti e aumento da sensação de insegurança”, explicou Anísio Maia.

Para concluir o deputado afirmou que “há uma Lei de autoria de nosso mandato que permite a desapropriação e alienação de imóveis tombados em situação de abandono. Alguém precisa explicar quais as dificuldades para que ela seja aplicada. A cidade precisa ser administrada pensando em toda sua população e não apenas em um pequena minoria que herdou um patrimônio e pratica a especulação imobiliária em detrimento de toda uma coletividade.

Comente

Camara Municipal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here