Agricultura urbana: veja dicas para plantar e manter uma boa horta no apartamento

    0

    Muita gente quer produzir pelo menos parte do próprio alimento na cidade. Será que dá para montar uma horta dentro do apartamento, em um espaço pequeno? Para fazer uma boa horta, segundo o agrônomo Isamu Yokoyama, da Fundação Mokiti Okada, o primeiro passo é obter um substrato de qualidade.

    O produto pode ser comprado pronto ou feito em casa, a partir de três ingredientes. “Nós utilizamos para a composição desse substrato terra, material orgânico vegetal (folhas semidecompostas) e o composto vegetal.”

    Para fazer esses dois tipos de composto, primeiro você precisa juntar folhas secas, que podem vir de um quintal, praça ou parque. Depois acrescente terra superficial, misture bem e borrife um pouco de água. A proporção deve ser de um terço de terra para dois terços de folhas.

    Em seguida, a mistura deve ser colocada em um balde, onde começa a etapa de decomposição das folhas. “Revirar uma vez por semana para entrar um pouco de ar, para facilitar o processo de decomposição dos microorganismos”, explica o agrônomo. Em 60 dias, o material fica semidecomposto. Aos 90 dias, a mistura assume uma aparência diferente: já é um composto bem curtido.

    Com os ingredientes na mão, é hora de fazer o substrato. “Tem plantas como alface, brócolis, tomate, berinjela, que eu aconselho fazer mudas antes. Nessa confecção de mudas, a proporção que vamos utilizar é dois terços do material bem decomposto para um terço de terra.”

    Para fazer o substrato das mudinhas, peneire o composto bem curtido. Depois, acrescente a terra e misture tudo. “A gente pode utilizar vasinhos furados, copinhos descartáveis de café. Esse furinho é muito importante para não acumular a água.”

    Na sequência, o agrônomo preenche o copinho com o substrato, faz um furo com o dedo e coloca as sementes. Feito o plantio é hora da primeira rega. “Pode-se usar um borrifador. Vai borrifando com cuidado”. É importante que as mudas tenham quatro horas de luz diariamente e irrigação uma ou duas vezes por dia.

    Com sol garantido e água na medida, as plantas crescem bem durante as primeiras semanas. Quando elas atingem o porte com três ou quatro folhas, é hora de fazer a mudança para o primeiro vaso.

    No vaso, o substrato deve ter uma composição diferente da do copinho. Ele leva uma parte de terra, uma parte do material semidecomposto e uma parte do composto bem curtido. Borrife um pouco de água para manter o substrato úmido e transplante a muda com cuidado para não cortar as raízes. Uma vez no vaso, a planta vai precisar de cuidados básicos: água uma ou duas vezes por dia e pelo menos quatro horas diárias de sol.

    O vaso final deve ter uma boca de pelo menos 25 centímetros, para abrigar as hortaliças até o momento da colheita. Uma alternativa nessa etapa é usar floreiras, desde que tenham um bom espaço para o crescimento das plantas.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: redacao@paraibaja.com.br

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here