Publicidade
Entretenimento

YouTube adiciona painéis de informação para combater fake news

O YouTube está lançando uma nova ferramenta que deve diminuir a capacidade da plataforma de vídeos disseminar ‘fake news’ (informações falsas). A novidade será apresentada em uma caixa com informações sobre algum tema controverso que for buscado, como sobre a existência de vírus em remédios.

Os dados exibidos ficarão acima do primeiro resultado e abaixo da área de buscas. O exemplo fornecido pelo site de vídeo avisa que o paracetamol não contém vírus, quando o usuário faz a busca sobre “vírus no paracetamol”. O texto utilizado é feito por parceiros do Google, que checam informações falsas.

“Como parte de nossos esforços para criar uma experiência melhor de notícias no YouTube, estamos expandindo nossos painéis de informações para levar as verificações de fatos de publicações confiáveis ao YouTube”, comentou um representante do YouTube à imprensa americana. “Estamos lançando esse recurso na Índia e planejamos lançá-lo em mais países com o passar do tempo”, complementa.

Por enquanto o primeiro país que receberá este alerta nas buscas é a Índia, mas o site de vídeos diz que levará para outros locais e idiomas – o país escolhido conta, sozinho, com mais de 245 milhões de usuários ativos por mês. Mesmo com o alerta sobre o tema pesquisado, a plataforma de vídeos do Google não removerá automaticamente os vídeos que carregam informações falsas ou teorias da conspiração.

Tecnoblog

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected] | WhatsApp: (83) 98176 - 1651

Mostrar mais

Redação Paraíba Já

Fundado em maio de 2010, o Paraíba Já é um portal de notícias sediado em João Pessoa (PB), que tem compromisso com a verdade, fazendo um jornalismo de qualidade e relevância social.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar