Xurrasco: quem é o jovem que superou bullying e virou referência de estilo ao viralizar com ‘Lovezinho’

Cabelo de surfista, aparelho nos dentes, óculos na cabeça e camiseta apertadinha. Foi vestido assim que Gabriel Luiz de Souza Andrade, conhecido como Xurrasco, conquistou o coração da internet brasileira. Foi assim também que chegou para conversar com o g1 em sua primeira entrevista para um veículo de imprensa.

Aos 17 anos e com mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais (entre TikTok e Instagram), Xurrasco virou sensação da internet com vídeos de coreografias musicais, como a de “Lovezinho”, da cantora Treyce.

Ele recebeu a reportagem em uma casa na Zona Oeste do Rio de Janeiro dedicada à produção de conteúdo por influenciadores. Tímido no início, disse que sente estar vivendo um sonho ao superar o bullying e ser reconhecido.

“No Tiktok, a minha dança viralizou por causa do meu cabelo. Eu ‘sofri’ 10 mil comentários sobre o meu cabelo. Levei isso como motivação. O pessoal ‘pilhava’ muito em mim por causa do cabelo. Eles pensavam que eu ligava, mas não ligo”, contou Xurrasco, ainda parecendo nervoso ao falar na frente de uma câmera.

As danças, que ele começou a publicar no TikTok em 2022, também eram motivo de piada entre os amigos.

“Me zoavam muito na escola. Então, eu gravava sempre dentro do banheiro. Quando cheguei a 1 milhão em um vídeo, comecei a me soltar mais, porque eu sabia que estava sendo visto pelos outros”, afirmou.

“Daí, comecei a gravar no pátio [da escola]. Quando cheguei a 700 mil seguidores, minha vida foi mudando. Eram muitas mensagens, ‘publi’ [contatos com marcas] chegando, fui me profissionalizando.”

Só neste mês, marcas de vários setores – de bancos tradicionais a redes de fast food – já entraram em contato para desenhar possíveis parcerias com Xurrasco. Nesta quinta-feira (16), por exemplo, ele tinha três publis pendentes para entregar aos contratantes.

O apelido ‘Xurrasco’

Perguntado sobre a origem do apelido, o jovem disse que “Xurrasco” surgiu durante uma partida de futebol na escolinha que frequentava.

“Eu era pequenininho, estava jogando bola e sofri uma falta. Nessa que sofri a falta, do lado do campo tinha uma menina vendendo espetinho. Um torcedor chamado Robson começou a gritar ‘se você meter o gol, vou pagar o churrasco’. Nessa que eu fiz o gol, a torcida começou a gritar ‘churrasco, churrasco’. Acabou pegando o apelido.” 

Apaixonado por futebol, ele costuma jogar como zagueiro e, apesar de ser comparado ao atacante Roberto Firmino, tem como referência no esporte o defensor David Luiz, do Flamengo. Camisetas de times e seleções são vistas com frequência nos vídeos do influenciador, que também contou ao g1 que ainda tem o sonho de jogar o esporte profissionalmente.

‘Lovezinho’ e estilo

 

Internet criou 'kit xurrasco' para se fantasiar do influenciador digital — Foto: Reprodução/Internet

Internet criou ‘kit xurrasco’ para se fantasiar do influenciador digital — Foto: Reprodução/Internet

Se antes era alvo de piadas por conta do cabelo e das coreografias, Xurrasco agora transformou o constrangimento em motivação. Depois de viralizar dançando “Lovezinho”, da cantora Treyce, ele conta que há, inclusive, quem procure na internet os itens usados pelo jovem para se parecer com ele. E dá a dica para quem quer ser vestir de Xurrasco:

“O que não pode faltar no meu estilo é isto aqui: camisa apertadinha, short estilo jogador e o cordãozinho, que não pode faltar nunca. Sem cordão, parece que estou pelado. Sem cordão, eu não fico. E os ‘oclinhos’ são para dar uma disfarçada mesmo, para começar a dançar”, disse.

E o coração, Xurras?

O assédio ao jovem é diário nas redes sociais. Algumas fãs postam comentários públicos nas fotos de “Xu”, como ele é chamado carinhosamente, demonstrando interesse.

“Xurras, eu posso te desejar sendo vegetariana? Ou estaria furando a dieta?”, disse uma seguidora.

Apesar disso, ele diz estar com o pé no chão para atender a todos. Inclusive, disse ao g1 que não se nega a tirar fotos com seus seguidores quando há um encontro presencial. Sobre a vida amorosa, Xurrasco dá poucos detalhes, mas garante que está solteiro.

Dança carrossel

Xurrasco, DG e Menusier são influenciadores digitais — Foto: Gustavo Wanderley/g1

Xurrasco, DG e Menusier são influenciadores digitais — Foto: Gustavo Wanderley/g1

Sua marca registrada, a “dança carrossel” é uma das muitas coreografias que ele grava com os amigos para as redes sociais. A lógica, segundo o influenciador digital, é que os participantes fiquem girando enquanto se apresentam. Durante a gravação da entrevista, Xurrasco estava acompanhado dos parças DG e Menusier.

“Essa dancinha está muito ‘visualizada’. Para qualquer tipo de ritmo, seja pagode, funk, trap, rap. Você está dançando e começa a batida. Nessa batida, o pessoal começa a virar. Isso é para mostrar cada um no vídeo. É como se fosse a apresentação de cada pessoa”, explica.

Próximos passos

Apesar do assédio ser grande nas redes sociais, Xurrasco se identifica como “um Gabriel que veio do meio da favela” e tem os pés no chão. Sobre seus objetivos de vida, o influenciador digital diz que pretende comprar uma casa para sua mãe, que mora em Senador Camará, na Zona Oeste do Rio.

“Eu quero alcançar um objetivo, que é ajudar a minha mãe. Quero realizar o sonho dela, que é comprar uma casa. Se Deus quiser, vou ser ainda mais reconhecido. Ainda vão escutar muito meu nome artístico, que é Xurrasco.” Do g1.