WhatsApp pode liberar o uso da mesma conta em dois celulares, sugere site

O WhatsApp pode estar planejando liberar o uso da mesma conta em mais de um dispositivo ao mesmo tempo. De acordo com uma publicação do WABetaInfo desta sexta-feira (26), a empresa que pertencente ao Facebook estaria preparando um novo suporte multiplataforma para permitir usar o app em dois celulares, ou em um computador sem precisar manter o smartphone conectado.

Ainda segundo o site, a novidade poderá ser anunciada junto com um suposto aplicativo para iPad – a ideia é que o usuário possa trocar mensagens no tablet sem precisar usar a versão web. Não há previsão para o lançamento do recurso, que é muito aguardado pelos usuários do mensageiro.

Segundo o site, o suporte multiplataforma permitiria usar o mesmo WhatsApp em um iPad e um iPhone; em dois celulares, um Android e um iOS; ou apenas no computador, sem a necessidade de manter o celular conectado. O WhatsApp Web seguiria como opção secundária quando não houver o aplicativo instalado, ainda exigindo o telefone sempre ligado à Internet.

O uso do WhatsApp em dois aparelhos ao mesmo tempo pode significar mudanças na tecnologia de segurança do aplicativo. Atualmente, a criptografia de ponta-a-ponta do app protege apenas dados trafegados entre um dispositivo de cada usuário da conversa. O WhatsApp não faz backup em uma nuvem própria e, por isso, não permite fazer login em múltiplos aparelhos simultaneamente.

O Telegram funciona de maneira diferente. Nele, os chats comuns têm criptografia mais branda, que pode ser decodificada nos servidores da empresa, que armazena os dados e permite logar e recuperar o histórico em vários aparelhos – esse teria sido justamente o recurso explorado pelos supostos hackers do ministro Sérgio Moro. No app criado por russos, a criptografia usada atualmente pelo WhatsApp é exclusiva do chat secreto e só funciona em um dispositivo por vez.

O WABetaInfo é famoso por confirmar novas funções do WhatsApp antes do lançamento. Os funcionários por trás do portal teriam acesso a pessoas que trabalham no desenvolvimento do aplicativo. Em abril de 2017, o blog previu corretamente o anúncio do WhatsApp Business, versão empresarial do mensageiro que só seria oficializada em setembro daquele ano.

Novidades para WhatsApp Beta no iPhone

Além do rumor sobre o WhatsApp multiplataforma, o WABetaInfo revelou novidades já liberadas para a versão Beta do mensageiro no iPhone. O app mostra o novo botão de edição rápida, que já havia sido alvo de especulação há duas semanas. Além disso, o programa ganhou um novo rótulo de alerta dentro do chat para avisar quando a versão está desatualizada, e removeu uma função que permitia salvar facilmente a foto de um contato. Com informações do WABetaInfo e TechMundo.

Comente