WhatsApp pago e Telegram Premium: saiba quais as diferenças?

Acesso internet celular

Os principais aplicativos de comunicação estão lançando suas respectivas versões pagas. A versão Premium do WhatsApp Business e do Telegram possuem propósitos e soluções específicas — assim, diferente das mensagens instantâneas, as plataformas não devem competir pela assinatura de usuários.

Neste artigo, o TecMundo apresenta os objetivos de cada aplicativo na nova empreitada e seus usos mais indicados, incluindo os serviços inclusos e os que são cobertos pelas versões gratuitas. Confira mais detalhes sobre as versões Premium do WhatsApp e do Telegram a seguir!

O que é o WhatsApp Premium?

A assinatura do WhatsApp só está disponível para a versão Business, com novas ferramentas focadas em negócios (Fonte: Unsplash/Reprodução)A assinatura do WhatsApp só está disponível para a versão Business, com novas ferramentas focadas em negócios (Fonte: Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

Exclusivo para a versão Business do WhatsApp, a assinatura Premium visa atender empreendedores e comerciantes, numa versão focada para negócios. O aplicativo ganhará um serviço de hospedagem em nuvem gratuito, incluso na nova Interface de Programação de Aplicações, e o WhatsApp Cloud API, que estará disponível para os assinantes.

Dentre os recursos exclusivos, está a possibilidade de conectar até dez aparelhos em uma conta profissional, enquanto o limite da versão gratuita é de quatro dispositivos. Outra novidade é a personalização de links para anúncios com o nome do negócio, tornando-o mais padronizado.

O valor da assinatura do WhatsApp Premium ainda não foi divulgado, mas a ferramenta deverá receber novidades em breve. O WhatsApp Business ainda terá uma versão gratuita e a assinatura, assim como o uso da API, é opcional.

Principais recursos do WhatsApp Premium

  • Foco em empresas
  • Hospedagem em nuvem
  • Links personalizados
  • Até 10 aparelhos conectados
  • Nova API
  • Sem preço divulgado

Como funciona o Telegram pago?

(Fonte: Unsplash/Reprodução)(Fonte: Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

Telegram Premium é uma assinatura que visa expandir os recursos do aplicativo para usuários comuns. Segundo a empresa, o valor arrecadado servirá como “suporte exclusivo ao desenvolvimento contínuo” da plataforma de mensagens. Serão cerca de 15 novas funcionalidades exclusivas, incluindo upload de arquivos de até 4GB, downloads mais rápidos, acompanhar até mil canais e muito mais.

Alguns dos destaques da assinatura são a transcrição de mensagens de áudio para texto, alterar a pasta padrão ao iniciar o app, adicionar uma quarta conta, a presença do emblema “Premium” que sinaliza conta de assinantes e a remoção dos anúncios.

A empresa anunciou que continuará atualizando a versão gratuita e adicionando novos recursos para todos. A assinatura custa R$ 24,90, é opcional e está disponível para contratar na aba de Configurações do app.

Principais recursos do Telegram Premium

  • Foco no usuário final
  • Upload de arquivos de até 4 GB
  • Suporte para té mil canais
  • Downloads mais rápidos
  • Transcrições de mensagens
  • Preço: R$ 24,90 mensais

Devo assinar a versão paga?

(Fonte: Unsplash/Reprodução)(Fonte: Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

Ambos os aplicativos possuem usos interessantes, mas para públicos diferentes. A assinatura do WhatsApp Business pode ser interessante quando a versão gratuita não estiver sendo suficiente para empresas de pequeno e médio porte, permitindo que seu negócio tenha ferramentas avançadas para aprimorar as vendas.

Já o Telegram Premium aumenta o alcance de sua conta, permitindo a possibilidade de acessar mais grupos, personalizar e organizar pastas, além de enviar arquivos maiores. Sobre as mídias exclusivas, estas poderão ser visualizadas pelos outros usuários, o que manterá a fluidez entre os usuários assinantes e não assinantes.

Do Tecmundo.