Dormir com cães e gatos é perigoso? Especialistas alertam sobre riscos

Compartilhar a cama com pets é um hábito de muitos tutores de animais de estimação. A prática, apesar de não ter contraindicação médica, pode trazer riscos – tanto para os bichinhos quanto para os tutores.

“A princípio, não há contraindicação do animal dormir com o tutor. Mas há alguns aspectos a se considerar", afirmou Marcelo Otsuka, vice-presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade de Pediatria de SP.

 Existem pessoas com quadro alérgico a pelos de animais. Nestes casos, se uma pessoa tem essa alergia, o animal não poderia nem estar dentro de casa”, completou o especialista. 

Otsuka explicou ainda que são raras as situações em que os animais transmitem doenças para seus donos e, em quase todos os casos, os transmissores são pets sem acesso a higiene básica.

Veja lista de recomendações: - Higienizar as patas (quando fazem passeios externos). - Não dormir com o pet ao observar ectoparasitas (pulgas ou carrapatos) e fazer o tratamento imediato. Esses ectoparasitas podem causar doenças nos animais e em humanos

- Manter esquema vacinal (do tutor e do pet) completo. - Adaptar – com rampas ou escadas – o acesso à cama para evitar acidentes.

Rosângela Gebara, membro da  Comissão de Bem-Estar Animal (Cobea) do CFMV, alertou também sobre quais são os cuidados veterinários necessários para o pet não transmitir doenças. Segundo ela, manter as vacinas em dia é fundamental

Clique aqui para saber mais informações