Voo com mais de 200 brasileiros e 4 pets deixa Israel com destino ao Rio de Janeiro

Foto: FAB/Governo Federal/Divulgação

Força Aérea Brasileira (FAB) informou que 214 brasileiros, além de um cachorro e três gatos, embarcaram na tarde desta quarta-feira (11) em um novo voo de Israel com destino ao Rio de Janeiro.

O grupo ficou retido na cidade de Jerusalém, em Israel, após o início da guerra com o Hamas.

O avião KC-30 (Airbus A330 200), que decolou às 12h30 de Tel Aviv, não fará escala. O voo terá duração prevista de 14 horas e deve chegar à Base Aérea do Galeão às 3h desta quinta-feira (12).

A repatriação faz parte da Operação Voltando em Paz, deflagrada pelo governo federal.

Em coletiva de imprensa, o Itamaraty informou que idosos, grávidas e crianças são os três grupos prioritários no processo de repatriação.

Os brasileiros que desejam deixar Israel precisam preencher um formulário de inscrição disponibilizado pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv.

Dois grupos já chegaram ao Rio

Os primeiros 40 passageiros vindos em um jato da FAB de Israel chegaram ao Rio às 8h40 desta quarta. Tão logo desembarcaram em um C-99 Condor na Base Aérea do Galeão, ajoelharam-se na pista ao lado de uma bandeira do Brasil.

O grupo de cariocas estava no voo que pousou em Brasília na madrugada desta quarta-feira (11).

Outro grupo com cem brasileiros que ficaram presos em um hotel desembarcou na tarde desta quarta-feira (11), no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na Ilha do Governador. Os passageiros – a maioria membros de uma igreja – relataram alívio de estarem de volta. Do g1.