Volume de serviços na Paraíba tem 3º maior crescimento do país em novembro de 2019

O volume de serviços na Paraíba teve a 3ª maior alta do país em novembro de 2019, em comparação a outubro. O percentual, de 1,2%, ficou acima da variação média do Brasil, que registrou uma retração de 0,1%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta terça-feira (14), pelo IBGE.

A alta só foi menor do que as observadas nos estados do Piauí, de 1,6%, e de Roraima, de 5,2%. Já a receita nominal do setor no estado, variou 1,3% nesse mesmo período, 4º maior indicador do país, atrás apenas de Roraima, 3,4%; Piauí, 1,8%; e Distrito Federal, 1,5%.

O setor inclui serviços como os de alojamento e alimentação; de tecnologia da informação e comunicação; de transporte e correio; atividades audiovisuais; e serviços profissionais, administrativos e complementares.

Quando observado o período de 12 meses, porém, o volume de serviços na Paraíba teve um decréscimo de 1,4%, ao passo que a média nacional variou positivamente 0,9%.

Nesse mesmo intervalo, a receita nominal do setor no estado, embora não tenha sofrido retração, registrou a 3ª menor variação do Nordeste, maior apenas do que a observada no Piauí (-4,9%) e em Alagoas (-4%).

Confira a tabela: