Vladimir Putin endurece leis anti-LGBTQIA+ da Rússia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou nesta segunda-feira (5) um novo pacote de leis que endurece ainda mais o controle sobre a população LGBTQIA+ do país.

Na prática, a medida proíbe a divulgação de qualquer ato ou qualquer informação que sejam considerada pelo governo uma “promoção da homossexualidade” em público ou ainda em filmes e plataformas da internet, sob pena de multa de até 10 milhões de rublos (R$ 800 mil).

Já estrangeiros que descumprirem o novo pacote de leis poderão ser expulsos do país.

Até agora, as leis vigentes já proibiam manifestações do tipo para menores de idade, mas, na prática, autoridades russas já usaram a legislação existente para interromper marchas do orgulho gay e deter ativistas.

O texto não deixar claro o que o Kremlin considera “promoção da homossexualidade”. Mas, entre as novas medidas, estão a proibição de publicação de filmes, publicidade, livros e serviços audiovisuais que façam “a promoção de relações e preferências sexuais não tradicionais e a mudança de sexo”.

Grupos de direitos humanos dizem que a nova lei pretende promover uma caça a lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros na vida pública. Do g1.