Em uma conversa reveladora, o empresário Vladimir Neiva entrevistou Jorge Alberto Molina Rodriguez, figura fundamental na estruturação da Agevisa (Agência Estadual de Vigilância Sanitária) na Paraíba. Molina é amplamente reconhecido no estado por sua atuação no combate a arboviroses e no desenvolvimento de padrões de saúde pública. Durante a entrevista, Molina discutiu os avanços tecnológicos implementados na Agevisa para aumentar o acesso das crianças à educação sobre saúde e prevenção de doenças, como dengue, zika e chikungunya.
Ao longo da entrevista, Vladimir Neiva destacou o impacto da tecnologia móvel, que agora integra o novo sistema de educação sanitária desenvolvido por Molina e sua equipe. Molina explicou que o material, já com uma década de existência, passou por várias atualizações e agora está na sua terceira versão, acompanhando o progresso tecnológico e as novas necessidades de acesso à informação.
“Observamos a necessidade de criar uma plataforma digital para que as crianças possam acessar conteúdos através de computadores ou celulares”, explicou Molina. “A plataforma serve como um banco de informações, onde elas podem acessar jogos, vídeos, infográficos e mapas. Dessa forma, elas conseguem acompanhar a situação da dengue de maneira mais rápida e atualizada, além de realizar todas as verificações de prevenção diretamente no computador”, continuou ele.
Um dos principais benefícios dessa plataforma digital, segundo Molina, é a possibilidade de substituir a antiga caderneta de prevenção pelo celular. “É claro que a caderneta continuará existindo como parte do kit para os casos em que as crianças não tenham acesso à tecnologia. Mas, preferencialmente, a plataforma digital permite que todos possam acessar essa modalidade educativa de maneira prática e eficaz”, completou Molina.
Vladimir Neiva expressou seu entusiasmo pela inovação e a facilidade de utilização do dispositivo móvel, que torna o projeto preventivo mais acessível. “Acredito que você terá muito sucesso com essa plataforma, pois o próprio termo dispositivo móvel nos lembra da conveniência de se ter um celular sempre à mão, o que certamente facilitará o retorno do projeto preventivo”, afirmou Vladimir Neiva.
Essa entrevista marca um passo importante na disseminação de informações sanitárias para as novas gerações, promovendo a conscientização sobre arboviroses de maneira moderna e acessível. Com essa nova ferramenta, Jorge Alberto Molina Rodriguez e a Agevisa continuam a construir um legado essencial para a saúde pública na Paraíba.