Vítimas da Covid-19 na Paraíba têm idade média de 67,4 anos, aponta estudo

Maiores de 60 anos representam 69,3% das mortes. 30,7% estão a baixo dos 60 anos

A média de idade das vítimas fatais do novo coronavírus na Paraíba é de 67,4 anos. O dado foi divulgado pelo Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nesta quarta-feira (24).

Maiores de 60 anos representam 69,3% das mortes. 30,7% estão a baixo dos 60 anos. Quanto ao sexo das vítimas fatais da Covid-19, 59,7% são homens e 40,3% mulheres.

Comorbidades

Os pacientes que apresentaram comorbidades são 72,2% das vítimas fatais, enquanto apenas 27,1% não teve nenhuma enfermidade relatada. Das doenças apresentadas em pessoas que vieram a óbito, a diabetes registrou uma incidência de 33,7%, os hipertensos 31,3% e os cardíacos 20,3%.

Obesos (6,7%), portadores de doenças neurológicas (6%), fumantes (3,1%) e diagnosticados com câncer (2,0%), representam números menores de mortes.

A análise realizada pelo Labimec, também constatou uma frequência de comorbidades de acordo com a faixa etária. A diabetes, hipertensão e cardiopatias se destacam na maioria dos casos. Obesidade é uma comorbidade presente nas maioria dos óbitos em pacientes com idade entre 30 e 49. Quanto as doenças neurológicas, elas tiveram uma incidência maior nas mortes de pessoas com 90 anos ou mais.

Locais das mortes

Também foi traçado um perfil em relação ao local onde o paciente faleceu. Dos óbitos registrados em todo estado, 60% ocorreram em hospitais públicos, 6,2% em hospitais particulares e 3,1% na casa onde residia.

Veja postagem:

View this post on Instagram

Na atualização do perfil dos óbitos por Covid 19 desta semana, trazemos informações da Paraíba e dos 5 municípios com maior quantidade de óbitos. A média de idade dos óbitos do estado e dos municípios fica entre 66 e 72 anos, a distribuição de gênero, com exceção de Patos, homens morrem mais que mulheres. A média do início de sintomas até o óbito no estado permaneceu em 12 dias, em João Pessoa são 13 dias, Santa Rita 10 dias, Patos 13 dias, Bayeux 14 dias e Campina Grande 11 dias. No quesito comorbidades, na Paraíba, ocorre em ordem decrescente de frequência: diabético (33,7%), hipertensão (31,3%), cardíacos (20,3%), obesidade (6,7%), doenças neurológicas (6%), fumantes (3,1%) e neoplasias malignas (2,0%). Fizemos a análise da frequência de comorbidades de acordo com a faixa etária. Percebe-se que diabetes, hipertensão e cardiopatias se destacam em todos os recortes. Obesidade é um fator importante nos óbitos com idade entre 30 e 49 anos e doenças neurológicas foi maior entre os óbitos com 90 anos ou mais. Lembramos que os percentuais do local de óbito não são suficientes para medir a eficiência do sistema público ou privado de saúde, trata-se de uma descrição com base nos dados reportados pela SES. Confira as informações: Nota: existe uma discrepância no número total de óbitos dos dados da SES e dos dados do nosso Painel. Isto ocorre porque a base de dados das informações acumuladas é diferente daquela apresentada no perfil, algumas informações dos óbitos durante a semana não foram reportadas e, consequentemente, não foram incorporada a base de dados. @fapesq_pb #Labimec #Covid19 #Óbitos #Paraíba

A post shared by LABIMEC – UFPB (@labimec) on

 

 

Comente