Vital do Rêgo poderá ser ministro do TCU até o ano de 2033, com 70 anos

Com 51 anos de idade, o senador paraibano Vital do Rego Filho (PMDB), único indicado do Senado para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), assumindo, poderá ficar no cargo até o ano de 2033, quando completará 70 anos, portanto, deverá ser ministro por 19 anos. Vital tem o apoio de 40 dos 81 senadores da República. Em entrevista à Rádio CBN de João Pessoa, o senador Vital disse se sentir honrado com a indicação do Senado para ser ministro do TCU. Se nomeado Vital vai assumir a vaga do ministro Jorge Hage, que se aposentou.

O Tribunal de Contas da União é composto por nove ministros e tem o papel de fazer o controle externo e auxilair o Congresso Nacional. “Neste momento em que a sociedade brasileira exige mais transparência e esse tribunal tem um protagonismo, me senti honrado, foi surpreendente”, declarou. O anúncio foi feito nesta terça- feira (25) pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A indicação precisa ser aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e pelo plenário.

O primeiro suplente de Vital é o empresário Raimundo Lyra, que foi eleito senador em 1986. Nasceu em Cajazeiras no ano de 1943, atuou como empresário em Campina Grande e hoje tem seus negócios no Rio de Janeiro na área de automóveis.