Visto para o México?

Ouve-se muitas vezes a pergunta “precisa de visto para o México?” A resposta é sim, brasileiros precisam de visto para entrar no México como turistas.

No entanto, há algumas exceções em que o visto não é necessário, como para viagens de negócios e outros referidos mais abaixo.

Muita informação divulgada na internet esclarece que os brasileiros não precisam de visto para entrar no México, porém tal informação está errada ou melhor, desatualizada.

Pois tais post’s publicados são anteriores a 2022, e antes de agosto de 2022 o “visto” nada mais era que um simples formulário preenchido eletronicamente.

O procedimento era tão simples que muitos nem o consideravam um visto. Motivo pelo qual era popularmente falado que o México não exigia visto aos brasileiros.

Porém, o México alterou a legislação e em agosto de 2022, passou a exigir visto impresso nos passaportes dos brasileiros.

Assim, nasce a necessidade de divulgarmos este conteúdo para uma atualização dos nossos leitores e seguidores.

Alteração da lei.

Para saber se precisa de visto para para o México, consultamos uma lei publicada em diário oficial mexicano em 26/11/2021, que estabelece que os brasileiros precisam de visto para entrar no México.

Esta lei tem por título, numa tradução livre o seguinte:

Acordo que determina a aplicação temporária de visto em passaportes ordinários a nacionais da República Federativa do Brasil na condição de permanência de visitante sem permissão para realizar atividades remuneradas.

De seguida, esta lei refere que (como está no título), esta medida é temporária, até que sejam realizadas ações conjuntas entre os Governos, que possam reverter esta decisão.

Esta medida foi uma resposta do governo do México para combater o crescente número de brasileiros entrando no país como turistas, mas que tinha objetivo emigratório.

Esta lei colocou fim a um acordo que existia entre os Governos dos Estados Unidos Mexicanos e da República Federativa do Brasil há mais de 20 anos, precisamente desde 23 de novembro de 2000.

Como pedir o visto.

Segundo a Embaixada Mexicana no Brasil, precisa de visto para viajar para o México, sendo que os vistos são emitidos nos consulados de São Paulo e Rio de Janeiro e são efetuados exclusivamente pelos requerentes.

Requisitos para pedir o visto.

Agora que você já sabe que precisa de visto para o México, vamos conhecer de forma resumida os requisitos para obter este visto.

Os requisitos para obter o visto devem ser consultados regularmente pelos requerentes, e consiste em apresentar um formulário de pedido de visto original, passaporte válido original e cópia, 1 fotografia e informação da situação econômica.

Quanto à situação econômica é aconselhado ter um salário de no mínimo 5.000,00 reais, ou uma média mensal de 16.000,00 na conta bancária.

Assim, no caso de ser trabalhador autônomo, deve apresentar extrato com este valor, carimbado, assinado pela instituição bancária.

Você ainda deve pagar uma taxa no valor de 51,00  dólares americanos,. Sim, a moeda mexicana não foi usada nesta taxa, para facilitar o governo mexicano já usou a moeda americana que é mais conhecida. 

Exceções ao pedido de visto.

Como referido precisa de visto para o México, mas estão insento de pedir visto, os cidadãos brasileiros que viajam ao território mexicano portando algum dos seguintes documentos:

Visto válido e vigente do Canadá, Estados Unidos da América, Japão, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda ou qualquer um dos países do Espaço Schengen

Estão também isentos os brasileiros que residam nos países anteriormente citados ou bem como nos países membros da Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia e Peru).

Também estão isento de pedir o visto os brasileiros que viajam em negócios, neste caso é necessário uma declaração da empresa mexicana com quem irá efetuar negócios.

Depois de obter o seu visto,não deixe de visitar nosso post sobre comida mexicana para quando chegar naquele lindo país você desfrutar de sua rica gastronomia.

Agora que você já conhece os procedimentos para obter o visto mexicano é só tratar de efetuar o pedido, preparar as malas e partir.

Nota: A leitura deste post não dispensa nem substitui a informação oficial divulgada pelo governo mexicano.

Como a medida é temporária aconselha-se uma visita regular ao site do Consulado Mexicano no Brasil.