Virgens de Tambaú: Elba Ramalho arrasta milhares de foliões, na Capital

A história vai contar que João Pessoa nasceu às margens do rio Sanhauá e cresceu em direção ao mar, em um processo de muitos e muitos anos. Esse percurso se repete até hoje, só que além do desenvolvimento, a cidade leva a folia do Carnaval de Boa – do Centro Histórico até a orla.  Neste domingo (16), a Capital ficou tomada por uma vasta programação carnavalesca para todas as idades e preferências, que incluiu as atrações do AnimaCentro, no Parque da Lagoa e Praça da Independência, e o Bloco Virgens de Tambaú, que puxado pela cantora paraibana Elba Ramalho arrastou uma multidão de foliões, da Avenida Epitácio Pessoa até o Busto de Tamandaré.

O Carnaval de Boa é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e envolve o apoio ao projeto Folia de Rua e a realização do Carnaval Tradição e do Centro Histórico, além de incentivo a outros eventos que estão inseridos no contexto do Carnaval. Como o Cortejo de Tambores, que percorreu diversos pontos do Centro Histórico, local que também foi uma ótima opção para os foliões mirins. O Parque da Lagoa recebeu o Urso Cachorro Louco com sua bateria, enquanto a Praça da Independência contou com o espetáculo infantil Arretado Folia.

“A programação foi pensada para que tanto os pessoenses como os turistas pudessem garantir, durante os dias de Carnaval, uma diversão com atrações diferenciadas, valorizando o Carnaval de rua, das ladeiras, com frevos e maracatus. Os blocos possuem trajetos que dão visibilidade aos espaços requalificados do Centro Histórico, onde o folião pode conhecer a origem da nossa cidade, sua arte e história, ao som das marchinhas, sambas e outros gêneros musicais que foram incorporados à programação”, disse Priscila Camboim, que coordena o projeto AnimaCentro.

Em direção a orla da Capital tem o Via Folia, onde desfilam os blocos de grande apelo de público. Nesse quesito as Virgens de Tambaú são um sucesso. O bloco, que completou 33 anos de folia, fez um desfile marcante, embalado pelo som de 19 atrações musicais, divididas entre um palco e 11 trios elétricos. No principal deles estava a cantora paraibana Elba Ramalho. “Que felicidade cantar nesse bloco maravilhoso. Quero agradecer ao prefeito Luciano Cartaxo pela oportunidade”, disse Elba, durante passagem pelo circuito Via Folia.

A estimativa da organização das Virgens de Tambaú é de que cerca de 500 mil pessoas participaram do desfile deste domingo (16), como destaca Zeba Lyra, da diretoria do bloco. “Estou completamente extasiado, de ver como a nossa cidade abraça o Folia de Rua e as Virgens. Viva a cidade de João Pessoa e a prefeitura, pelo grande apoio. Podemos dizer que temos uma das previas carnavalescas mais animadas do Brasil”, comemorou Zeba Lira, que também lembrou da homenagem do bloco ao presidente da Associação Folia de Rua, Raimundo Nonato, o Bola. “É um guerreiro, tem responsabilidade por tudo isso aqui também, concluiu.

E a marca das Virgens de Tambaú, mais uma vez, foi a combinação de cores, criatividade e irreverência de seus foliões, que elevaram a folia a níveis altíssimos de alegria. “Ser virgem é ser livre, feliz”, descreveu Jederson Felix, fantasiado de noiva. “São cinco anos saindo nas Virgens, se divertindo, participando sempre fantasiado. Hoje sou uma noiva e estou amando a brincadeira”, completou.

Um grupo formado por doze amigos inovou ao se fantasiar do personagem Pikachu, só que numa versão bem feminina. Como resultado, brincadeiras, coreografias e provocações. “Já são oito anos nessa folia divertida e sempre fantasiados. Rebelde, coelhinha, Super Mário, líder de torcida, entre outras”, disse Alexandro Rodrigues. “O Carnaval desse ano está simplesmente maravilhoso, um dos melhores”, garantiu o folião.

O apoio logístico e de estrutura da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) também contribui com uma folia mais segura e organizada. Em um ponto do circuito Via Folia a população pode contar com os serviços do Samu, Guarda Municipal e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que fiscaliza o ordenamento dos ambulantes cadastrados para o comércio de venda de produtos. Enquanto a Secretaria Municipal de Saúde (Sms) também atua com campanha de prevenção, orientação e distribuição de materiais.

Confira a programação dos próximos dias do Folia de Rua:

 

Segunda – dia 17/02

 Bloco Muriçoquinhas do Miramar – Concentração: Via Folia, Av. Epitácio Pessoa, 16h30. Atração: Banda Castelo Encantado, Diana Miranda e banda, A Barca Maluka, Tambores do Tempo, Paraíba Feliz, Orquestras de Frevo, Grupos de Cultura Popular, Atrações Circenses.

Bloco Melhor Idade Creuza Pires – Concentração: Busto de Tamandaré, 18h. Atração: Banda Tentáculos, Orquestra de Frevo Splok

 Terça-feira – dia 18/02

Bloco Portadores da Folia – Concentração: Av. Cabo Branco, em frente a Empadinhas Barnabé, 15h Atração: Banda Acredite e Orquestra de Frevo

Bloco 25 Bichos – Concentração: Av. Floriano Peixoto, Jaguaribe, 19h Atração: Orquestra de Frevo.

Bloco Acorde Miramar – Concentração: Praça das Muriçocas, Miramar, ás 21h e saída às 23h59. Atração: Serenata de Violões, Orquestra de frevo Splok e PB Frevo.

Comente