
O superintendente da Superintendência do Patrimônio da União na Paraíba (SPU/PB), Giovanni Giuseppe, defendeu o debate sobre a engorda das praias no Litoral da Paraíba para conter o avanço da natureza. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Meio-dia Paraíba, da Rádio Pop FM, nesta sexta-feira (16).
Giovanni destacou que a Praça do Sol Nascente, na Praia do Seixas, a região da Baía da Traição, no Litoral Norte, e a praia do Bessa, em João Pessoa, são trechos que estão sendo comprometidos e precisam de intervenção devido ao avanço do mar. Ele defendeu a engorda e processos técnicos para solucionar o problema nos locais.
“Eu queria chamar a atenção para três trechos: a Praça do Sol Nascente, que fica no Seixas; Baía da Traição, que é uma comunidade que tem quase 500 anos; e o Bessa. Nós temos trechos no Bessa hoje chamados desfiladeiros. Ali é um desfiladeiro à beira-mar. Então, é um direito da sociedade cobrar que o Poder Público estude e aplique processos de contratação para engorda e vários outros processos técnicos para salvaguardar as áreas de praias”, afirmou.
Para o superintendente, o Poder Público deve descartar polêmicas entorno da engorda e focar em buscar soluções para solucionar os avanços na natureza. “O que a gente tá tratando aqui é muito maior do que uma simples polêmica técnica. É uma função do Poder Público achar as alternativas”, concluiu.