Vídeo mostra Lady no último dia de viagem até o Santuário; elefanta chega nesta sexta

A elefanta Lady, que saiu do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), em João Pessoa na segunda-feira (25) está próxima de chegar ao seu novo lar. O Santuário de Elefantes do Brasil (SEB) divulgou um vídeo nesta quinta-feira (28), que mostra Lady se alimentando no último dia de viagem.

“Lady está amando sua grama fresca esta manhã. E amanhã ela estará em casa”, comemora a legenda do vídeo.

O transporte, que é de inteira responsabilidade do SEB, tem cerca de 3,2 mil quilômetros no total – aproximadamente cinco dias.

A disputa judicial para decidir o futuro de Lady iniciou em junho deste ano, quando o Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito civil para investigar a situação da condição de vida do animal que foi resgatado de um circo.

A elefanta derrubou a cerca de proteção para escapar na Bica e houve ainda denúncias de maus-tratos. O laudo entregue ao MPF no final de julho apontou que Lady corria risco de morte, e que era acometida pela doença que mais mata elefantes em cativeiro no mundo.

No laudo, os veterinários afirmam que Lady está em sofrimento devido à estrutura inadequada, falta de capacitação dos funcionários e negligência veterinária e administrativa. Houve também denúncia que a elefanta passa por abuso psicológico na presença do antigo tratador.

A direção da Bica negou que a elefanta Lady sofresse maus-tratos, mas o Santuário emitiu uma nota em outubro sobre a situação do animal, e após audiência ficou determinada a transferência.

Lady nasceu em cativeiro e, antes de chegar à Bica em 2014, passou quase 40 anos em um circo percorrendo o país em contêiners. Ela era uma das principais atrações do Circo Europeu Internacional até ser doada à Prefeitura de João Pessoa.

Confira o vídeo: