Video: Michelle Ramalho comemora escolha do Brasil para sediar Mundial Feminino

Articulação para a conquista brasileira teve a participação da presidente da FPF

Video: Michele Ramalho comemora escolha do Brasil para sediar Mundial Feminino
Michelle Ramalho com o presidente da Fifa, Gianni Infantino – Foto: Reprodução/Redes Sociais

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, agradeceu à presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Michelle Ramalho, e ao grupo de mulheres ligadas à entidade nacional que atuaram para que o Brasil conquistasse o direito de sediar a Copa do Mundo de Futebol Feminino, em 2027.

A candidatura brasileira superou a europeia – formada por Holanda, Alemanha e Bélgica – por 119 votos a 78 durante o Congresso da Fifa, realizado em Bangkok, na Tailândia, nesta sexta-feira (17).

“Desde que o Brasil se candidatou, este foi um trabalho muito competente e que não foi do presidente. Nós confiamos plenamente nas mulheres que desenvolveram esse trabalho”, declarou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Video: Michele Ramalho comemora escolha do Brasil para sediar Mundial Feminino
Ednaldo Rodrigues comemora conquista com grupo de brasilerias em em Bangkok – Foto: Reprodução/Redes Sociais

Para a decisão final de onde seria a Copa do Mundo, os avaliadores levaram em consideração os estádios, a hospedagem e os locais oferecidos para a Fifa organizar o Fan Festival. Além disso, o apoio do governo brasileiro foi fundamental para a escolha

Emocionada, ao final da decisão, Michelle Ramalho gravou um vídeo falando da conquista brasileira (assista abaixo).

Primeira Copa Feminina escolhida no Congresso da Fifa

Esta foi a primeira vez que a escolha da sede da Copa do Mundo Feminina foi realizada pelo Congresso da Fifa, com direito a voto de todas as 211 associações nacionais de futebol – neste caso, foram 207 votos, já que que os países candidatos não podem votar. Até então, a escolhe se dava pelo Conselho da entidade, formado por apenas 36 integrantes.

Antes da votação, cada candidatura pôde fazer uma apresentação de 15 minutos para tentar convencer eleitores. A campanha dos europeus reforçou o fato de sua proposta de organização da Copa ser “a mais compacta”.

Em seguida, a candidatura brasileira foi apresentada pela influencer Duda Pavão, e teve como foco o futuro – o futuro do futebol feminino.

“Mais do que uma localização, uma sede, vocês vão escolher o futuro. Eu sugiro que vocês [eleitores] olhem para o lugar onde a Copa do Mundo Feminina nunca foi disputada antes”, discursou Duda para a plateia de eleitores no Congresso da Fifa, interagindo com Iara, uma personagem de inteligência artificial criada para ajudar a influencer na apresentação.

O histórico de sedes da Copa do Mundo Feminina da Fifa

  • 1991 – China
  • 1995 – Suécia
  • 1999 – Estados Unidos
  • 2003 – Estados Unidos
  • 2007 – China
  • 2011 – Alemanha
  • 2015 – Canadá
  • 2019 – França
  • 2023 – Austrália e Nova Zelândia
  • 2027 – Brasil