Vídeo: Lula e João entram juntos na posse de Alexandre de Moraes no TSE

Cerimonia realizada em Brasília reuniu autoridades dos três poderes, como o presidente Bolsonaro, o ministro Luiz Fux e o senador Rodrigo Pacheco

Vídeo: Lula e João entram juntos na posse de Alexandre de Moraes no TSE
Fotos: Antonio Augusto/Secom-TSE

Com a presença em peso de autoridades dos três poderes, o ministro Alexandre de Moraes tomou posse na noite desta terça-feira (16) como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O governador João Azevêdo representou a Paraíba na cerimônia realizada em Brasília, que reuniu cerca de 2,1 mil pessoas.

Entre os convidados estiveram o presidente Jair Bolsonaro e os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Michel Temer e José Sarney. Fernando Henrique Cardoso foi convidado, mas não compareceu por motivos de saúde. Os candidatos à Presidência da República Ciro Gomes, Simone Tebet e Soraya Thronicke também compareceram à solenidade.

Ainda estiveram presentes à solenidade, o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. Os demais ministros do STF e outros deputados e senadores também compareceram.

Além de João Azevêdo, prestigiaram a posse de Moraes, os governadores Waldez Góes (AP), Wilson Lima (AM), Rui Costa (BA), Maria Isolda Cela (CE), Renato Casagrande (ES), Ronaldo Caiado (GO), Mauro Mendes (MT), Reinaldo Azambuja (MS), Romeu Zema (MG), Helder Barbalho (PA), Ratinho junior (PR), Paulo Câmara (PE), Claudio Castro (RJ), Fátima Bezerra (RN), Antônio Denarium (RR), Ranolfo Vieira (RS), Carlos Moisés (SC), Rodrigo Garcia (SP) e Wanderlei Barbosa (TO).

Imagens divulgadas nas redes sociais do TSE mostram que o governador João Azevêdo entrou no auditório do tribunal no mesmo instante em que adentraram os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff.

Defesa da democracia

A posse de Alexandre Moraes havia ganho, nos últimos dias, caráter de reafirmação da democracia e de defesa do sistema eleitoral do país, principalmente diante dos ataques sem provas do presidente Bolsonaro às urnas eletrônicas.

O próprio Moraes tem sido alvo de ataques verbais de Bolsonaro. Na solenidade desta terça, o presidente se sentou ao lado do novo comandante do TSE na tribuna da Corte. Do outro lado de Moraes, sentou-se Fux.

Vídeo: Lula e João entram juntos na posse de Alexandre de Moraes no TSE
Ministro Alexandre de Moraes assume a presidência do Tribunal Superior Eleitoral

Saiba mais

O TSE é integrado por, no mínimo, sete ministros. Três são do STF, um dos quais é o presidente da Corte; dois são do Superior Tribunal de Justiça (STJ), um deles o corregedor-geral da Justiça Eleitoral; e dois são juristas, provenientes da classe dos advogados, nomeados pelo presidente da República. Com informações do G1.