Clubes e Federação Paraibana de Futebol (FPF) já começam a se movimentar para a 2ª divisão do Campeonato Estadual desta temporada. De acordo com o vice-presidente da FPF, Nosman Barreiro, cinco times já confirmaram participação na competição para tentar o retorno à elite do futebol local.
Entre os interessados, destaque para os dois clubes de Patos – Esporte e Nacional -, que no início do ano passado desistiram de participar do estadual. Além desses, Cruzeiro de Itaporanga, Flamengo-PB e Queimadense também confirmaram presença na competição.
“Eles já se acertaram e confirmaram que vão jogar a 2ª divisão. A nossa intenção é fazer um campeonato com dez ou doze clubes”, frisou Nosman.
Esporte e Nacional de Patos estavam entre os 10 times que jogariam a 1ª divisão de 2014, mas, por problemas financeiros, abriram mão da disputa. Um dos times beneficiados com a ausência dos dois sertanejos foi a Queimadense, que participou da elite, mas acabou rebaixada.
Já o Cruzeiro de Itaporanga disputou a 2ª divisão no ano passado, mas não conseguiu o acesso.
Entre esses cinco clubes, o que está há mais tempo fora dos campos é o Flamengo-PB. O Rubro-Negro de João Pessoa disputou uma competição pela última vez em 2012, quando participou da 1ª divisão e foi rebaixado. Desde então, está fora de atividade.
Ainda segundo Nosman Barreiro, a FPF tem a intenção de realizar o conselho arbitral no dia 19 de julho, dois meses antes do início da disputa. Os dois primeiros colocados garantem presença na elite em 2016.
Com informações do Globo Esporte