Vereadora de JP destina R$ 132 mil a ONG que atua contra o racismo

A vereadora Sandra Marrocos (PSB) informou, durante a sessão desta terça-feira (4), na tribuna, que apresentou uma emenda impositiva, no valor de R$ 132.445,00 ao orçamento municipal de 2019, para a Bamidelê (Organização de Mulheres Negras da Paraíba), que é uma entidade sem fins lucrativos. Ela explicou que a ONG atua no combate a descriminação, prevenção a violência e valorização das mulheres negras na cidade de João Pessoa e no Estado da Paraíba.

Sandra Marrocos contou, em seu pronunciamento, que a Bamidelê foi fundada em 2001 e, desde então, segundo a parlamentar, vem trabalhando no enfrentamento do racismo, preconceito e no fortalecimento dos direitos da população negra. “Então, essa emenda é direcionada a uma organização das mulheres negras, que fortalece, ainda mais, a luta desse segmento”, reforçou.

Sandra fez questão de enfatizar, em seu pronunciamento, que as mulheres negras são as que mais morrem no parto, são as mais violentadas e as que ganham menos do que os homens, no mercado de trabalho. “Não podemos admitir que isso aconteça”, lamentou, destacando que a sociedade vive num momento histórico de correção dos direitos da população negra no Brasil.

De acordo com a socialista, as mulheres da ONG Bamidelê, localizada no centro da cidade, dedicam boa parte de suas vidas como um canal de ajuda para outras pessoas que enfrentam a mesma situação.

A vereador também afirmou que pretende apresentar outra emenda impositiva para a construção do ginásio poliesportivo no bairro dos Bancários e disse esperar que o prefeito Luciano Cartaxo (PV) construa esse empreendimento esportivo. Ela ressaltou que essa proposta é uma ação do seu mandato em sintonia com os moradores dos Bancários e outras comunidades circunvizinhas.