Vereador justifica pedido para a instalação da CPI da Lagoa na Câmara

O vereador Zezinho Botafogo (PSB) pediu à Gestão Municipal respostas aos requerimentos solicitados pelos parlamentares da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Ele afirmou que a instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) na Casa é uma resposta à falta de informações. O assunto norteou seu pronunciamento, na sessão ordinária desta quarta-feira (9).

Leia também:

Deputados paraibanos admitem instalar CPMI para investigar Lagoa, admite líder

Oposicionista rechaça manobra da bancada de Cartaxo contra CPI da Lagoa; assista

Vereador afirma que manterá assinatura em CPI e diz que Cartaxo não atende sua base

Raoni anuncia apoio da oposição às CPIs da base de Cartaxo e lança desafio; ouça

CPI da Lagoa: vereador revela intimidação da PMJP e deixa cargos à disposição; ouça

Vereador do PPS desmente boatos e diz que não retirará assinatura da CPI da Lagoa

Tranquilo e favorável: apesar de ‘estranhar’, aliado de Cartaxo diz que não teme CPI

Vereadores que assinaram CPI não foram convidados para encontro com Cartaxo

Ouça: Bancada de Cartaxo protocola três pedidos de CPI na CMJP, revela Durval

Vídeo: Farias diz que seria “incoerência” ignorar CPI e ressalta que é da base de Cartaxo

Vídep: hocado com ‘rebeldia’ na bancada, líder de Cartaxo dispara: “precisamos saber quem somos’

Vídeo: Vereador comemora pedido de instalação da CPI da Lagoa: “é um dia histórico”

CPI: Em nota, Prefeitura de João Pessoa promete entregar obra da Lagoa em junho

Amigos, amigos e CPI à parte: Chico afirma que continua aliado de Cartaxo

Líder de Cartaxo desqualifica CPI da Lagoa e ameaça abandonar o PPS

Oposição anuncia adesão de 10 vereadores para instalação da CPI da Lagoa

“Sou contrário à instalação de CPI, mas não temos outro caminho diante da recusa de informações. O vereador não pode trabalhar por causa da Prefeitura. Nossos requerimentos não são aprovados e passamos horas debatendo nesta Casa para aprovar solicitações que são negadas. Espero que o prefeito não tenha medo da Casa da qual ele fez parte”, afirmou Zezinho.

Na ocasião, o vereador falou da prestação de contas que parlamentares devem ter com os cidadãos. “Estamos vivendo um novo momento no Brasil. Tive mais de 15 mil votos para deputado federal e isso significa que são pessoas que me conhecem e confiam no meu trabalho. Somos cobrados e as pessoas exigem de nós. Temos que ter ética com os cidadãos e sairei da CMJP honrado, pois luto por isso”, comentou Zezinho. Em aparte, Renato Martins (PSB) lembrou que o padrão da qualidade da gestão de políticas públicas é o que todos querem.

Raoni Mendes

Já o vereador Raoni Mendes (PTB) comentou, em seu pronunciamento, uma nota da Gestão Municipal sobre a solicitação de instalação da CPI da Lagoa. Segundo o oposicionista, apesar de o Executivo alegar transparência em seus atos, desde o ano passado, diversas solicitações de informações sobre as supostas irregularidades foram feitas, mas nenhuma foi atendida.

Raoni Mendes apresentou cópia de seis requerimentos protocolados na Casa, de junho a dezembro de 2015, os quais não foram acatados pela maioria dos parlamentares pessoenses durante as respectivas votações em plenário. Entre eles, estavam pedidos de informações sobre os pagamentos feitos aos aterros sanitários, comprovantes das entradas dos caminhões com as 200 mil toneladas de resíduos supostamente retiradas da Lagoa, detalhamento da logística dos procedimentos e convocação de gestores para prestar esclarecimentos na CMJP.