Vereador governista cobra de Cartaxo execução de emendas para hospital

O vereador Dinho (PR) usou seu pronunciamento na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão desta terça-feira (7), para solicitar à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) agilidade na execução das emendas impositivas voltadas ao Instituto Walfredo Guedes Pereira, organização filantrópica mantenedora do Hospital São Vicente de Paulo.

O parlamentar destacou a situação precária da instituição, que está com a máquina de hemodinâmica quebrada, e o conserto custa mais de R$ 16 mil. “Sem a máquina, não é possível realizar procedimentos como o cateterismo e a desobstrução de artérias”, explicou. Ele ressaltou ainda que, além de atender pacientes de João Pessoa, a instituição centenária atende a Região Metropolitana e outras cidades vizinhas.

Dinho solicitou ao secretário de saúde, Adalberto Fulgêncio, prioridade nos investimentos. “Peço ao secretário de saúde Adalberto Fulgêncio, à adjunta Ana Giovana e à toda equipe da saúde que agilizem o convênio, para que a instituição possa receber os recursos encaminhados e aprovados pelos parlamentares”, afirmou o vereador, destacando a emenda de sua autoria no valor de R$ 40 mil destinados à instituição.

O vereador ainda fez um apelo para que empresários e população em geral possam ajudar o hospital. “A instituição pede socorro. Peço aos empresário que entrem no site, lá estão disponíveis todos os dados para ajudar. Eu mesmo, como pessoa física, já me prontifiquei a fazer uma doação. Nessa hora de, sufoco, todo recurso que chegar será de bom grado para essa instituição, que trata tantas pessoas diariamente”, declarou.

O vereador Marcos Henriques (PT) destacou a importância da cobrança da execução das emendas impositivas, desde as aprovadas em 2017. Humberto Pontes (Avantes) ressaltou que também destinou recursos para a instituição. “É uma casa com um trabalho sério e humanizado. É preciso que haja celeridade na execução das emendas, para que possamos atender às necessidades desse hospital, que não assiste apenas João Pessoa”, afirmou Humberto Pontes

A vereadora Sandra Marrocos (PSB) reforçou que a instituição costuma atender pessoas em situação de pobreza, e sugeriu um debate sobre o tema. “Acho que a gente pode pensar, sentar e chamar um debate para discutir como a CMJP pode contribuir para que essa entidade continue a atender a Capital”, propôs.