Vereador de JP propõe criação de cemitério público para pets em local inusitado

Parlamentar disse que a criação do cemitério vai proporcionar um espaço para as pessoas se despedirem com dignidade dos animais

Foto: Memorial dos Animais de Agudos /Divulgação

O vereador Fábio Lopes (PL) apresentou um projeto de lei, na última semana, que prevê a criação de um cemitério público para cães e gatos no Parque Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa.

O texto pede que a Prefeitura de João Pessoa providencie a compra, desafetação ou desapropriação, por utilidade pública, de uma área na Bica ou em outro local devidamente escolhido para a construção de um cemitério público municipal para animais domésticos e domesticados de pequeno e médio porte.

Fábio Lopes justificou que a escolha da Bica para sediar o cemitério público ocorre porque o zoológico já é um lugar destinado para animais na Capital.

“A eleição tem como fundamento a questão ambiental e disponibilidade de espaço seguro para realização do serviço, além de que lá já é um local destinado para animais em nosso Município”, argumentou.

O projeto estabelece que o cemitério seja disponibilizado para tutores de animais que comprovem não ter condições de custear o sepultamento. Já as pessoas tiverem condições, fica a critério da Prefeitura de João Pessoa estabelecer uma taxa a ser paga pelo serviço.

O vereador disse que a criação do cemitério vai proporcionar um espaço para as pessoas poderem “velar e enterrar com dignidade e carinho, haja vista que nossa sociedade com o passar dos anos entendeu e compreendeu a real importância dos animais domésticos em nosso seio, com isso, temos de considerar acima de tudo o aspecto da saúde pública e ambiental”.