
O Botafogo-PB eliminou a Portuguesa de Desportos na primeira fase da Copa do Brasil. Na noite desta quinta-feira (27), em jogo único, o Belo ficou no empate por 1 a 1 diante da Lusa no tempo regulamentar e conquistou a vaga nos pênaltis, por 4 a 3.
O adversário do Botafogo na segunda fase será o Concórdia, que eliminou a Ponte Preta, de virada, por 2 a 1. O duelo será no estádio Almeidão, em João Pessoa, com mando do time paraibano.
Além da vaga, o Botafogo embolsou mais R$ 1 milhão, enquanto a Portuguesa se despede com R$830 mil.
Golaço do Botafogo-PB
O duelo decisivo começou movimentado e com direito a um golaço do Botafogo-PB. Com três minutos, Rodrigo Alves completou de bicicleta o cruzamento da direita para abrir o placar. A Portuguesa reagiu rápido e empatou a partida logo depois, aos 11, com Rildo, de cabeça.
Depois dos gols, a Lusa manteve a posse de bola, trocando bastante passes, mas sem conseguir espaço para finalizar. Enquanto isso, o Belo era mais perigoso no contra-ataque e chegou mais próximo de marcar. Na reta final, os times cansaram e o jogo ficou concentrado no meio de campo.
Tudo igual
Na segunda etapa, o panorama se manteve. A Portuguesa tinha uma leve superiorioridade na posse da bola, mas o Botafogo seguia com as melhores chances, atormentando a defesa lusitana.
Com o passar do tempo, os times ficaram recuados, com medo de se expor e perder a classificação. A Lusa até chegou a balançar às redes nos acréscimos, mas o gol de Rildo foi anulado por impedimento.
Na marca da cal
Nas penalidades, a Portuguesa começou atrás, com Maceió despediçando e Gama anotando. Logo na segunda batida, o time igualou, com Guilherme Portuga convertendo e Guilherme Santos errando.
Os times mantiveram o bom aproveitamento até a última cobrança. Rildo parou no goleiro Wallace e Thallyson colocou o Botafogo na segunda fase da Copa do Brasil.