Veja ata: sem presença da situação, sócios do Belo elegem novos conselheiros

Em eleição conturbada, Alcedo Gomes foi escolhido para presidir o Conselho Deliberativo do clube no biênio 2020-2022

Sócios contribuintes e conselheiros eleitos e natos do Botafogo-PB se reuniram, nesse domingo (18), na Maravilha do Contorno, e realizaram a Assembleia Geral (AG) que elegeu 50 nomes para o novo Conselho Deliberativo (CD) do clube. Com exceção de dois integrantes, a chapa ‘Belo Para Todos’, da situação, não participou do processo.

A eleição para o CD do Belo contou com a participação de 64 dos 117 sócios aptos a votar – mais da metade dos quem tinham direito a voto: 54,7% do total.

Após a eleição de 48 candidatos da chapa de oposição e dois da de situação, os novos conselheiros tomaram posse e, em seguida, se reuniram pela primeira vez para eleger os cargos de presidente, vice-presidente e secretário do Conselho Deliberativo do Botafogo-PB.

Alcedo Gomes, ex-presidente do clube e conselheiro nato, foi eleito novo presidente do Conselho Deliberativo no biênio 2020-2022. José Maria Tavares de Melo Neto e Paulo Aguiar do Monte foram eleitos, respectivamente, vice-presidente e secretário CD do Belo.

A eleição para a composição da nova Diretoria Executiva do clube está marcada para o próximo domingo (25), o quarto do mês, como determina o estatuto do Botafogo-PB.

Processo conturbado

O processo para a escolha dos novos membros do Conselho Deliberativo do Belo foi conturbado. Após demandas judiciais, a eleição foi cancelada no último dia 11 e remarcada para esse domingo (18).

No início do processo, a chapa de oposição questionou a composição da comissão eleitoral, com a presença de membros da chapa situacionista. Já os atuais comandantes do Botafogo-PB dizem que o convite foi feito, mas nenhum integrante do grupo adversário quis participar, recusando os chamados.

Para o pleito desse domingo, durante a semana, a assessoria do Belo chegou a confirmar a realização do evento, instruindo inclusive, a imprensa sobre o horário que seria permitido a entrada na Maravilha do Contorno. Após a conclusão da Assembleia Geral, no entanto, a assessoria se retratou sobre o “erro”, informando que não houve qualquer comunicação oficial.

Assembleia realizada

Por volta das 8h15 desse domingo, o sócios presentes à Maravilha do Contorno deram início à Assembleia Geral, conforme acordado entre as duas chapas e a comissão eleitoral no domingo passado (11), obedecendo ainda as normas estatutárias. A chapa ‘Belo Para Todos’, contudo, decidiu não aparecer majoritariamente.

Os sócios presentes elegeram, por unanimidade, o conselheiro nato Fábio Rangel como presidente da Assembleia Geral. Ele convidou o conselheiro Hebert Levy, candidato na chapa de situação, a integrar a mesa diretora como 1° secretário. O convite, porém, foi rejeitado.

Após a recusa, Fábio Rangel convidou os conselheiros Alfredo Fragoso e Raimundo Nóbrega para assessorar os trabalhos. Ambos aceitaram o convite e pouco depois das 9h houve a segunda convocação, desta vez para dar como aberta a votação para composição do novo Conselho Deliberativo do clube.

Por volta das 12h15, transcorridas quatro horas do pleito, Fábio Rangel deu a votação por encerrada e procedeu com a contagem dos votos, definindo e empossando os nomes dos 50 candidatos mais votados, como determina o estatuto.

Clique aqui ou confira abaixo a ata da Assembleia Geral do Belo:

Veja ata: sem presença da situação, sócios do Belo elegem novos conselheiros

Situação não aceita resultado

Em nota divulgada nas redes sociais, a atual diretoria do Belo informou não aceita o resultado do pleito, e adiantou que irá tomar as medidas judiciais necessárias para afastar qualquer possibilidade de validade da assembleia realizada.

Confira abaixo a nota na íntegra: