Vacinação do grupo 12+ é adiada em JP após recomendação de órgão de controle

Giac orienta que os municípios paraibanos só iniciem a nova fase da aplicação da vacina após o término da imunização do grupo prioritário

João Pessoa suspendeu a vacinação dos adolescentes entre 12 e 18 anos, que deveria iniciar neste sábado (11), após recomendação do Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia Covid-19 (Giac), que orienta aos municípios paraibanos que só iniciem a nova fase da vacinação após o término da imunização do grupo prioritário.

O inicio da vacinação chegou a ser divulgada na noite da sexta-feira (10), porém a Prefeitura da Capital teve que suspender.

A recomendação foi direcionada ao governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania) e tem abrangência a todos os municípios paraibanos. O documento enfatiza que as doses de vacina disponíveis no estado devem ser preferencialmente destinadas aos grupos prioritários e solicita informações de quais medidas estão sendo adotadas para viabilizar o acesso das populações vulneráveis à vacinação, em especial, as medidas de busca ativa desses grupos.

O documento foi assinado no último domingo (5) pela coordenadora nacional finalística do Giac, a subprocuradora-geral da República Célia Regina de Souza Delgado e tem como objetivo, de acordo com o Ministério Público Federal (MPF), assegurar que seja respeitada a ordem de prioridade estabelecida, em especial, a imunização de adolescentes com deficiências permanentes ou comorbidades, gestantes e puérperas e privados de liberdade, antes de disponibilizar o imunizante para adolescentes sem comorbidades.