Vacinação contra pólio e sarampo na Paraíba ultrapassa média nacional

    0

    A cobertura vacinal contra pólio e sarampo na Paraíba ultrapassou a média nacional. A campanha foi encerrada oficialmente no dia 31 de dezembro, mas o Estado segue com as atividades. Até o momento, a Paraíba vacinou 97,1% (254.397 doses aplicadas) do público alvo contra pólio e 94,96% (221.794 doses aplicadas) contra sarampo, enquanto o Brasil atingiu 93,62% e 88,86%, respectivamente. A meta a ser alcançada é de 95% e, sendo assim, o Estado superou na cobertura da pólio e tem apenas 0,04% para atingir a média da vacinação de sarampo.

    De acordo com o enfermeiro do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde (SES-PB), Edson Lira, o prazo para alimentação do sistema com números das doses que já foram aplicadas foi finalizado na última sexta-feira, dia 16. O enfermeiro informou, ainda, que a SES-PB aguarda um posicionamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. “Até então, 53 municípios paraibanos não atingiram suas respectivas metas de cobertura vacinal. Já fizemos a solicitação de reabertura do sistema para que possamos compilar os dados das doses aplicadas e não registradas”, disse.

    A meta de vacinar contra a pólio, em todo Estado, 262.008 crianças com idade entre seis meses e cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) foi superada. O Núcleo de Imunização da SES anseia que o sistema seja reaberto para que a meta de vacinação contra sarampo seja atingida. “A busca em atingir a meta de vacinar 233.567 crianças de um a cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) continua. Faltam apenas 0,04% para conseguirmos. A reabertura do sistema certamente seria fundamental para chegamos na meta de 95%”, pontuou.

    Entre 2013 e 2014, foram registrados 596 casos de sarampo no país, com maior concentração nos estados do Ceará (365) e Pernambuco (224). Quanto à poliomielite, desde 1990 não são registrados casos no país. Por conta disso, em 1994 o Brasil recebeu da OPAS a Certificação de área livre de circulação do poliovirus selvagem, juntamente com os demais países das Américas.

    Comente

    Antares

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here