Vacina da Pfizer irá imunizar gestantes e pessoas com deficiência em JP

Doses serão utilizadas na Capital, Campina Grande e Cabedelo devido à necessidade de armazenamento em temperaturas muito baixas e por poucos dias

Imagem de arquivo mostra mulher grávida com máscara e luva em Waltham, Massachusetts, nos EUA — Foto: Charles Krupa/AP

A Prefeitura de João Pessoa irá vacinar, a partir desta quinta-feira (5), gestantes e pessoas com deficiência com as 5.220 doses da vacina da Pfizer recebidas hoje (4). A declaração foi feita pelo chefe da Seção de Imunização, Fernando Virgolino.

De acordo com Virgolino, as faixas etárias para o público com deficiências e os postos de vacinação ainda estão sendo definidos. Atualmente, a gestão municipal está aplicando as doses em pessoas com deficiências acima de 50 anos de idade.

Agendamento deve ser feito pelo site e aplicativo Vacina João Pessoa para garantir a organização na campanha de imunização.

O imunizante será aplicado, conforme a bula, em duas etapas, com um intervalo de 21 dias entre elas e só deve ser aplicado em pessoas a partir de 16 anos de idade. Segundo o Ministério da Saúde, a recomendação é aplicar a dose de reforço após 12 semanas.

A vacina será utilizada apenas na Capital, Campina Grande e Cabedelo, devido à necessidade de armazenamento em temperaturas muito baixas e por poucos dias. De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, as doses precisam ficar em temperaturas que variam entre 2°C e 8°C e devem ser utilizadas em até cinco dias.

A recomendação do Ministério da Saúde é de que a vacina da Pfizer seja aplicada em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente, porém estados e municípios têm autonomia para seguir o cronograma com estratégias locais.