UPAs são referência para urgência e emergência, mas não realizam testes rápidos para Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são referência para atendimentos de urgência e emergência. Por causa da pandemia de Covid-19, muitas pessoas estão procurando as unidades para realizar os testes rápidos para detectar o novo coronavírus, que não são feitos nas unidades. Atualmente, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) conta com quatro UPAs, garantindo assistência pré-hospitalar 24 horas. Juntas, elas realizaram mais de 440 mil atendimentos no ano de 2019 e garantem 100% de cobertura da Capital.

Desde o dia 14 de abril, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Cruz das Armas e do Valentina de Figueiredo são referência para atendimento de pessoas com sintomas de moderados a graves de Covid-19, em João Pessoa. Antes de se dirigir às unidades, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que a pessoa com caso suspeito ligue para a Central de Orientação sobre a Covid-19 pelo número (83) 3218-9214 e receba o atendimento inicial dos médicos da rede municipal de saúde.

“Importante esclarecer que o público deve procurar as UPAs de Cruz das Armas e do Valentina apenas quando estiverem com sintomas mais agudos da doença, como desconforto respiratório acentuado, por exemplo. Importante frisar também que, nesses pacientes, é feito o exame Swab e não o teste rápido”, explica Roberta Barros, diretora-geral da UPA Cruz das Armas.

O exame swab é um método laboratorial para diagnóstico da covid-19 feito com a inserção de cotonete para coleta de células do nariz e da faringe do paciente que esteja apresentando os sintomas agudos por um período de três a sete dias. A análise do material é feita no Lacen estadual.

Atendimento normal – As outras duas Unidades de Pronto Atendimento – Bancários e Oceania, no bairro de Manaíra – seguem realizando atendimentos de urgência e emergência para outras doenças, como atendimento pediátrico que não esteja relacionado à Covid-19. O atendimento de crianças com suspeita de coronavírus está sendo realizado no Hospital Infantil do Valentina.

Entre os casos atendidos nessas outras duas unidades, os mais comuns são: pressão alta, febre, intoxicação alimentar, cefaleia, infecções das vias aéreas superiores, infecção do trato urinário, vômitos, dor abdominal, amigdalite e viroses.

Testes de Covid-19 – A Secretaria Municipal de Saúde está realizando testes para detecção da Covid-19 em pessoas que tiveram sintomas de síndrome gripal, suspeitas de contágio pelo novo coronavírus, residentes em João Pessoa. Durante toda esta semana, foram testados três mil usuários atendidos nas Unidades de Saúde da Família (USFs) ou pela Central de Orientação sobre a Covid-19. Nesse primeiro momento, os testes estão sendo realizados por equipes da Vigilância Epidemiológica Municipal nas casas dos usuários que apresentaram os sintomas no período de 17 de março a 17 de abril, com sintomatologia de sete dias da doença.

Números – As quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de João Pessoa realizaram um total de 443,6 mil atendimentos no ano de 2019. O número representa uma média de 36,9 mil acolhimentos ao mês, garantindo assistência pré-hospitalar 24 horas à população em casos de urgência e emergência.

Comente