O Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, divulgou nota, nesta terça-feira (18), em relação ao desligamento dos professores da instituição, noticiado pelo Paraíba Já. De acordo com a nota, que confirma a redução do quadro de professores, a readequação do quadro docente é um reflexo do grande cenário que a educação superior enfrenta no Brasil.
Pontos como o aumento dos índices da evasão escolar nos cursos de ensino superior são apontados pela instituição como o motivo para as demissões.
“O ano tem representado um aumento na procura por cursos na modalidade de Ensino a Distância – EaD, já apontado antes pelo Ministério da Educação – MEC.(…) Contudo, ainda que esse panorama aponte um crescimento para a modalidade EaD, tanto ela quanto a modalidade presencial registraram quedas. Neste ano, os índices da evasão escolar nos cursos de ensino superior desenham um novo panorama no país. Foi o que mostrou o Mapa do Ensino Superior divulgado também em setembro pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), no 20º Fórum do Ensino Superior Particular Brasileiro”, afirma a nota.
Por fim, o Unipê afirma que continua investindo na qualidade da formação de profissionais, com ensino diferenciado, desenvolvimento de pesquisas e ações culturais e de extensão e complementa dizendo que em 2019 serão ofertados 15 novos cursos de graduação na Paraíba.