Unifacisa não se ilude com liderança no NBB e foca em permanecer no G-8

(Foto: Daniel Nery / Unifacisa)

Unifacisa começou muito bem a sua participação no Novo Basquete Brasil (NBB). Disputando a elite do basquete brasileiro pela primeira vez na sua história, o time paraibano venceu seus dois primeiros jogos, ambos como mandante, e, com isso, assumiu a liderança da competição nacional, ao lado de São Paulo, Flamengo e Franca, todos com 100% de aproveitamento até aqui. Mas o bom início não é suficiente para gerar um oba-oba precipitado dentro da equipe. Ciente da dificuldade que vai encontrar nos dois próximos duelos – contra Franca e Bauru, ambos fora de casa -, o treinador Felipe Filet tratou de jogar o favoritismo para o lado dos oponentes e disse que o objetivo do time, pelo menos a princípio, é ficar entre os oito primeiros na classificação.

O Jacaré vem de duas vitórias seguidas, ambas na Arena Unifacisa. Na estreia, um feito e tanto, ao ultrapassar a marca dos 100 pontos e vencer o Rio Claro por 101 a 86. Depois, novamente com o apoio do seu torcedor, fez 76 a 60 no Pato Basquete. Um início promissor, mas que não tira a concentração do técnico Filet e o foco em fazer um bom trabalho não apenas no início, mas ao longo de toda a competição.

Agora vêm dois jogos fora de casa. O primeiro será na próxima sexta-feira, contra o Franca, às 20h, no Ginásio Pedrocão. O segundo será diante do Bauru, no domingo, às 18h, no Ginásio Panela de Pressão. A preparação em Campina Grande segue normalmente nesta terça-feira e quarta-feira, e a viagem para São Paulo está marcada para a madrugada de quinta-feira.
Além da pressão de enfrentar o Franca na próxima sexta-feira, a Unifacisa também terá a pressão de tentar retomar a liderança, que será perdida dessa partida. É que Flamengo e São Paulo – que têm o mesmo número de pontos do Jacaré, mas pior saldo de pontos – entram em quadra já nesta terça-feira, contra Paulistano e Mogi respectivamente e consequentemente vão somar pontos.

Mesmo assim, o foco de Filet parece estar única e exclusivamente em seus adversários do momento, cada um na sua hora. O técnico da Unifacisa quer saber primeiro do Franca, depois do Bauru. Os resultados dos concorrentes à liderança parecem pouco interessar, pelo menos em tese.

– Em relação aos jogos de Franca e Bauru, também vai ser algo novo. Vai ser a primeira vez que nossa equipe vai sair para jogar fora, contra duas equipes de grande tradição no basquete paulista e brasileiro. Duas equipes que já estão com seus plantéis jogando juntos, poucas modificações em ambos os elencos. Vai ser uma oportunidade de testar nossa equipe – disse Filet.

Após os dois jogos fora de casa, a Unifacisa volta a Campina Grande. A equipe paraibana tem um duelo marcado contra o Botafogo, na segunda-feira seguinte, dia 4 de novembro. A partida será realizada às 19h30, na Arena Unifacisa. Informações do Globo Esporte Paraíba.

Comente