Unifacisa e Minas fazem final eletrizante no término do 1º turno do NBB

O basquete Unifacisa foi até Belo Horizonte, onde encarou o Minas na noite desta sexta-feira, no encerramento do primeiro turno do NBB para a equipe paraibana. Mesmo com desfalques importantes para os dois lados, as equipes fizeram um grande jogo de basquete, como sempre fazem quando entram em quadra para se enfrentar, e protagonizaram um final eletrizante em uma partida decisiva para ambos em termos de classificação para a Copa Super 8. A Unifacisa foi buscar uma diferença considerável nos minutos finais da partida e ainda teve a chance de converter a última bola do jogo para sair de Belo Horizonte com a vitória, mas por detalhe ela acabou não caindo e o Minas segurou a vantagem de apenas 1 ponto, vencendo o jogo pelo placar de 88 a 87.

Os destaques ficaram por conta de Antônio, cestinha da partida com 36 pontos, 4 rebotes e 28 de eficiência, quebrando o recorde de pontos em um único jogo da temporada. Trevor Gaskins com 12 pontos, 5 rebotes e 3 assistências. Sebastian Vega com 8 pontos e 9 rebotes, seguidos por Facundo Corvalan, com 8 pontos, 1 rebote e 1 assistência.

Com o resultado Unifacisa não se classifica para a Copa Super 8 e agora volta para Campina Grande e só volta às quadras no dia 11 de janeiro, quando viaja para a capital federal para encarar o Brasília, às 19h30, em partida que marca o início do returno do NBB.

O Jogo

1º quarto – Unifacisa 18 x 22 Minas

A Unifacisa desperdiçou as primeiras oportunidades no ataque e só foi pontuar com pouco mais de 2 minutos de bola ao alto, com boa jogada de Antônio infiltrando bem e conseguindo o ponto de bonificação. Na sequência, o time de Campina Grande engrenou ações ofensivas consistentes, explorando principalmente o ataque a cesta, onde teve um aproveitamento de 50%. Nos arremessos do perímetro a Unifacisa não teve um grande volume e acabou convertendo apenas dois chutes para 3 pontos no período, com Jimmy e Antônio. Já o Minas recorreu bastante aos arremessos de longa distância, foram 5 de 11 tentados, para um aproveitamento de 45%, com destaque para Felipe Vezaro que acertou 3, mantendo os donos da casa na frente do placar.

2º quarto – Unifacisa 19 x 20 Minas

A equipe paraibana esbarrou em uma boa defesa mineira no início do segundo período, teve um pouco mais de dificuldade para pontuar, mas se manteve no jogo graças aos rebotes ofensivos, foram 5 ao longo do quarto que o time conseguiu aproveitar bem para pontuações de segunda oportunidade. A defesa da Unifacisa não conseguiu para o arremesso de 3 pontos e o Minas seguiu explorando esses chutes, onde continuou tendo um aproveitamento acima da média, com 60%, chegando a construir uma leve vantagem. Mas a Unifacisa reagiu rapidamente, a equipe subiu o volume dos arremessos do perímetro, convertendo 3 vezes, e com boas jogadas individuais de Trevor Gaskins, conseguiram voltar a encostar no placar antes do intervalo.

3º quarto – Unifacisa 19 x 19 Minas

A Unifacisa demorou um pouco para entrar no jogo na volta do vestiário, permitindo uma boa corrida de pontos do adversário liderados por Felipe Vezaro, que seguiu quente nos arremessos de longa distância. Mas quando encontrou o ritmo, o time de Campina também foi letal, convertendo 3 vezes seguidas da linha de 3 pontos com Hubner, Antônio e André Góes. Os rebotes ofensivos também continuaram fazendo a diferença para o desempenho do lado paraibano e com mais 4 bolas recuperadas, conseguiu se manter na disputa para o período final.

4º quarto – Unifacisa 31 x 27 Minas

Com a partida completamente em aberto, as equipes imprimiram um ritmo ainda mais forte no último período. A Unifacisa buscou jogadas em transição como uma alternativa para pontuar mais rapidamente tentando alcançar a virada. O armador argentino, Facundo Corvalan, veio bem do banco e trouxe um novo dinamismo para o time paraibano marcando 6 pontos. Antônio também manteve a boa atuação, matando bolas importantes, anotando 15 pontos no período e foi um dos grandes responsáveis por manter a Unifacisa brigando até o último segundo do jogo. Impulsionados pelo jogador, a Unifacisa foi buscar a diferença no placar e ainda teve a chance de converter a última bola do jogo para sair de Belo Horizonte com a vitória, mas por detalhe ela acabou não caindo e o Minas segurou a vantagem de apenas 1 ponto, vencendo o jogo pelo placar de 88 a 87.

“A gente vem buscando evoluir, sabemos que temos pontos a melhorar, mas hoje fizemos o mais importante, que foi não ter desistido. Conseguimos buscar uma diferença considerável no placar em pouco tempo, isso mostra a vontade de vencer que a nossa equipe tem e acredito que essa é a principal característica que temos que demonstrar, dar tudo de nós dentro de quadra que os resultados serão consequência disso”, comentou o ala da Unifacisa, Antônio.