Saúde intensifica atendimentos em Conde por conta do período chuvoso

Com a chegada do período chuvoso, a procura por atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Posto Central (Policlínica), tem aumentado bastante, devido a problemas respiratórios, como gripes, resfriados, alergias entre outros. Em decorrência destas mudanças climáticas, as Secretaria de Saúde de Conde, vem intensificando os atendimentos em todas as unidades do município.

“Estas alterações de temperatura e elevação da umidade, acabam enfraquecendo o sistema imunológico das pessoas, principalmente aquelas que sofrem com problemas alérgicos, por isso todas as Unidades estão preparadas para atender á população, e em especial, o Posto Central e a UBS em Jacumã que funcionam em regime de 24 horas, finais de semana e feriados, com toda a equipe, composta por médicos, enfermeiros, técnicos e dentistas”, disse a Secretária de Saúde, Luciana Coutinho.

Luciana destacou que desde que a nova gestão assumiu o trabalho no Conde, a saúde está passando por um processo de reestruturação, que vai desde equipe para atendimento a compra de medicamentos e insumos para o trabalho diário. “É uma luta diária a nossa. Nestes cinco meses, conseguimos reabrir as nove unidades e oferecer condições de atendimento, pois em algumas delas, não havia o mínimo de dignidade para atender a população e estamos alcançando as metas necessárias para que o povo de Conde possa ter o acesso digno a saúde”, afirmou.

A secretaria ressaltou que o próximo obstáculo a ser ultrapassado é a normalização do atendimento odontológico no município. Em todas as Unidades, os profissionais estão fazendo atendimento, prescrevendo medicação e encaminhando para os Centros Odontológicos em João Pessoa, mas ainda não está sendo possível realizar os demais procedimentos. “Essa é nossa nova meta, a de normalizar o atendimento odontológico. Os dentistas não estão podendo fazer o tratamento terapêutico, por problemas com os equipamentos que são necessários para o atendimento. No final da gestão passada, foi feita uma compra de meio milhão de reais em equipamentos odontológicos que nunca chegaram ao município, então acionamos os órgãos responsáveis para que o problema seja investigado e estamos buscando junto com a Prefeita Márcia Lucena, as soluções regulares para que este atendimento seja normalizado o mais rápido possível”.

Ações educativas

Enquanto o atendimento não é regularizado, as equipes da odontologia estão fazendo ações educativas nas escolas, ensinando os alunos a forma correta de escovação, como proteger os dentes das cáries e entregando kits contendo escova e creme dental. “Estamos trabalhando num ritmo acelerado e de forma correta, para que possamos garantir ao povo de Conde, uma saúde digna e com respeito”, finalizou Luciana.