Umbandistas celebram Festa de Iemanjá neste domingo, na orla de João Pessoa

A Federação dos Cultos Afro-brasileiros no Estado da Paraíba (FCAB-PB) realiza neste domingo a 54ª edição da Festa de Iemanjá, na praia de Cabo Branco, em João Pessoa, a partir das 16h. A festa acontece tradicionalmente na praia de Tambaú, mas, por conta das obras no local, será realizada poucos metros à frente.

O início se dará com a recepção dos participantes e visitação ao templo montado para receber as oferendas e preces. A abertura oficial acontece às 18h, com a homenagem a Rainha do Mar feita pela presidente da Federação, Mãe Penha de Iemanjá, seguida de queima de fogos. Ás 19h se apresenta o Afoxé Ylé Áwá, coordenado por Pai Márcio Amorim. Às 19h30 o templo religioso de Pai Gel de Alagoa Grande se apresenta, acompanhado com todos os Orixás.

Por volta das 20h30 ocorre a chegada da caminhada que sai do Palácio de Xangô Alafim, de Pai Gilberto, no bairro de Cruz das Armas, que também faz apresentação dos Orixás. Na sequência, sobem ao palco os templos religiosos advindos de todas as localidades da Paraíba.

A Festa de Iemanjá também realiza ação social, arrecadando alimentos não perecíveis, fraldas descartáveis e produtos de higiene pessoal, que serão doados a Casa da Criança com Câncer, em João Pessoa.

Esquema do Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de João Pessoa elaborou um esquema especial de apoio para oferecer mais segurança à saúde das pessoas que participarão da festa em celebração ao Dia de Iemanjá, neste domingo (8) na orla de João Pessoa.

Durante a festa, serão disponibilizadas duas unidades de suporte básico (USB), cada uma com um enfermeiro e um condutor socorrista, que ficarão localizadas no final da Avenida Beira Rio, em Cabo Branco, a partir das 19h, atendendo aos eventuais casos de urgência.

Além do Samu, a rede municipal de saúde dispõe para a população as unidades de pronto atendimento (UPA) Oceania, Bancários, Valentina e Cruz das Armas, que funcionam 24 horas; o Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma) e o Hospital Municipal Valentina (HMV), este para atendimento infantil.