Um copo de suco ou uma taça de vinho? Desvendando o mito da uva

A uva é uma das frutas prediletas dos brasileiros e além de ser consumida in natura, também é ingerida por meio do suco de uva ou dos vinhos, que é uma bebida a base de tipos específicos de uva. Provavelmente, você já ouviu falar que beber uma taça de vinho diariamente faz bem à saúde, mas será que isso é realmente verdade? 

Aqui, vamos desvendar o mito da uva e mostrar as características do vinho e do suco de uva integral e como eles podem ser consumidos no dia a dia. Assim, você pode montar uma dieta equilibrada e consumir cada bebida em quantidades benéficas a sua saúde. 

Estudo mostra que uma taça de vinho diária não traz benefícios à saúde

Existem estudos que ligam o consumo leve de álcool ao menor risco de desenvolver doenças vasculares. Uma das frentes de estudo apontava que beber uma taça de vinho por dia poderia trazer benefícios para a saúde. No entanto, uma nova pesquisa ressalta controvérsias dessa afirmação. 

Segundo pesquisa recente da revista científica Jama Network, os benefícios à saúde não estariam relacionados à ação do álcool de forma isolada, mas relacionado a outros hábitos como alimentação e exercícios físicos. 

O estudo aponta que não foram encontradas vantagens para a saúde de quem bebe uma taça de vinho por dia. E se beber uma taça de vinho por dia não traz benefícios, o ato também não representa nenhum risco à saúde se o consumo da bebida for leve. O perigo está no consumo elevado de álcool. 

Suco de uva integral: quais são os principais benefícios de consumir o suco natural? 

Em alternativa à taça de vinho, o suco de uva integral aparece como uma opção que comprovadamente traz diversos benefícios à saúde. O ato de beber um copo de suco de uva integral por dia pode ajudar a gerar os seguintes benefícios a saúde:

  • Combate o envelhecimento precoce: o resveratrol, substância presente na uva, é responsável por reparar as células, o que ajuda a combater o envelhecimento precoce da pele. 
  • Favorece o emagrecimento: o suco de uva integral tem cerca de 130 calorias, sendo rico em nutrientes que aceleram o metabolismo e aceleram o processo de perda de massa corporal.
  • Antidepressivo natural: com alta concentração de vitamina B, o suco de uva integral consegue diminuir os efeitos da ansiedade e da insônia, ajudando a regular o sistema nervoso, funcionando como um antidepressivo natural. 
  • Previne o Alzheimer: o resveratrol protege as células cerebrais e ajuda a oxigenar o cérebro e isso faz com que o suco de uva integral possa ajudar a prevenir o Alzheimer. 
  • Previne as doenças cardiovasculares: o suco de uva tem propriedades vasodilatadoras e antioxidantes que facilitam o fluxo sanguíneo e protege o bom funcionamento do sistema cardiovascular, evitando o surgimento de diversas doenças relacionadas com a hipertensão. 

Quais são as diferenças entre vinho e suco de uva? Como colocá-los na sua dieta? 

A principal diferença entre o suco de uva integral e o vinho é a presença de álcool. É por conta do álcool em sua composição que o consumo de vinho deve ser moderado. As dicas para tomar uma taça de vinho por dia é manter o controle e ser uma pessoa ativa, que faz exercícios regularmente e se alimenta bem. 

Já o suco de uva integral traz diversos benefícios à saúde e pode ser consumido em maior quantidade ao longo do dia. Uma dica é ingerir o suco sozinho, entre o intervalo das refeições. Isso favorece a digestão e potencializa os efeitos positivos do suco. 

Como vimos, a taça de vinho e o suco de uva integral são bebidas que podem fazer parte da sua alimentação. Siga as nossas dicas para aproveitar dos benefícios à saúde destas bebidas e proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida a si mesmo.