UFPB realiza onze palestras online sobre inteligência artificial

Evento focado na divulgação da ciência para todo o país acontece a partir deste sábado (17) e seguirá até a próxima sexta-feira (23)

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizará 11 palestras sobre as principais novidades acerca da inteligência artificial e apresentará seis de suas empresas juniores de terça (20) à quinta-feira (22), sempre à tarde, das 14 às 18h, dentro da programação da 17 ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

O evento focado na divulgação da ciência para todo o país acontece a partir deste sábado (17) e seguirá até a próxima sexta-feira (23). As apresentações da UFPB serão exibidas por meio de plataforma digital, cujo link será divulgado em breve, no Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos) da federal paraibana.

Entre os palestrantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na UFPB, estará o futurista Gil Giardelli, um dos principais difusores de conteúdo ligados à transformação digital e à inovação. Na ocasião, ele discutirá a Economia 5.0, conceito que se refere à uma sociedade otimizada com tecnologias digitais, o que inclui a análise de um grande volume de dados, Internet das Coisas, Inteligência Artificial (IA) e robótica avançada.

Também se apresentarão professores do Centro de Informática (CI), do Centro de Tecnologia (CT) e do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da UFPB, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), entre outros.

As inscrições para a comunidade universitária e externa devem ser realizadas até quarta-feira (21), por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos) da UFPB. Uma vez finalizado o evento e após conferido o percentual de frequência dos participantes, o sistema emitirá certificados, disponíveis para download 60 dias após o encerramento do evento, ou seja, em 22 de dezembro.

Os participantes deverão fazer suas inscrições no evento principal (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020), antes de se inscreverem nos eventos associados (palestras e metting das empresas juniores).

Neste ano, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na UFPB é coordenada pela Assessoria de Extensão do Centro de Tecnologia (CT), sob o comando da professora Aurelia Idrogo, do Departamento de Engenharia de Produção.

“Continuamos com parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na Paraíba, fato que sempre vem fortalecendo a realização de eventos com esta assessoria”, comemora a docente da UFPB.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) investiram R$ 5 milhões nesta 17 ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a fim de viabilizar exposições, seminários, oficinas, mostras e feiras para divulgação da ciência em todo o país.

A programação completa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2020 na UFPB deve ser conferida no Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos) da federal paraibana e por meio do perfil da Assessoria de Extensão do Centro de Tecnologia (CT) no Instagram. Dúvidas podem ser consultadas pelo e-mail assessoria.extensao.ct@gmail.com.