UFPB prorroga prazo de inscrições e estabelece novas regras para concurso público

Alterações incluem reembolso de taxas e mudanças nas datas das provas; candidatos devem ficar atentos às novas orientações

Entrada de acesso à UFPB (Foto: Angelica Gouveia)

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) anunciou uma prorrogação no período de inscrições para concursos públicos. Segundo informações da instituição, o novo prazo para inscrições será de 18 a 26 de julho, abrangendo candidatos interessados em diversas unidades acadêmicas.

Com a alteração no cronograma, as datas das provas escrita, didática e do plano de trabalho, bem como a etapa de exame de títulos, também sofrerão ajustes. Os candidatos são orientados a consultar o edital retificado para obter informações detalhadas sobre as mudanças específicas para cada concurso, uma vez que os certames são autônomos e independentes entre si.

Além disso, a UFPB estabeleceu condições para o reembolso da taxa de inscrição. Os candidatos têm o direito de solicitar a devolução nos seguintes casos: cancelamento do concurso por conveniência da universidade; inscrições via Sedex postadas até 20 de junho para desistentes; e inscrições presenciais (ou por procuração) até 17 de junho, data da suspensão dos certames.

Para requerer o reembolso, os interessados devem utilizar a Plataforma de Envio de Documentos Externos (PREDE), disponível de 8 a 16 de julho. É necessário protocolar o pedido junto aos documentos exigidos pelo edital retificado, em formato PDF ou PDF/A.

Com essas medidas, a UFPB busca garantir transparência e adequação dos concursos públicos em meio aos ajustes necessários no calendário e procedimentos administrativos.