UFPB lança podcast com entrevistas de artistas e produtores culturais paraibanos

O Núcleo de Arte Contemporânea da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançará, nesta quarta-feira (1º), o podcast “Tramas da Quarentena” para divulgar entrevistas com artistas e produtores culturais sobre temas ligados à arte e cultura durante o período de isolamento social em função da pandemia de Covid-19.

No primeiro programa, a jornalista Isa Paula Morais debaterá o tema “Os desafios das políticas culturais para os tempos de pandemia” e mostrará os impactos para o setor de cultura e artes neste momento de distanciamento social. Interessados devem acompanhar a discussão pelo perfil no Instagram, página no site Linktree e canal no Youtube.

A produtora cultural da UFPB, Bárbara Duarte, afirma que a ideia surgiu a partir do projeto “Interlocuções entre a produção cultural e as artes: formação e debates com artistas e produtores da UFPB” e busca propor um diálogo junto a artistas e produtores culturais com diversas atuações na área.

“O intuito é fomentar espaços de debate entre artistas, público ligado à área e produtores para um diálogo em conjunto sobre os principais assuntos e dilemas da relação entre artes e produção cultural. Levar informação e artes como estratégia de mobilização da cadeia produtiva de arte e cultura da Paraíba”, destaca Bárbara.

Para a produtora cultural da UFPB, com a pandemia da Covid-19 e a necessidade de isolamento social, os impactos econômicos e sociais nos setores artísticos e cultural têm gerado consequências diretas e negativas nas rendas e vidas dos trabalhadores, artistas e produtores.

“É um dos setores que sente de maneira mais forte o impacto da paralisação das atividades. A grande maioria delas ocorre essencialmente a partir de lógicas presenciais. O benefício financeiro dos trabalhadores da cultura é realizado por meio dos lucros em função de bilheteria. Ela ainda é a principal fonte financeira de boa parte dos artistas no país atualmente”, conta Bárbara Duarte.

Diante do cenário, o podcast “Tramas da Quarentena” evidenciará, segundo a produtora cultural da UFPB, preceitos básicos para auxiliar no processo de profissionalização da cultura e, ao mesmo tempo, na autonomia de que a produção de arte necessita. O projeto é coordenado por Bárbara Duarte e terá a apresentação da estudante de Rádio e TV da UFPB, Ana Clara Cordeiro.

Comente