UFPB deve bonificar notas do Enem de alunos da Paraíba após pleito de Adriano

Presidente da ALPB parabenizou a ação da instituição, que tem como objetivo promover a inclusão regional no ensino superior, via Sisu

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, destacou a iniciativa do reitor da UFPB, o professor Valdiney Gouveia, que apresentou uma proposta para a aplicação de bônus regional nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estimular a entrada de estudantes de escolas públicas e privadas locais no ensino superior. A ideia partiu de um requerimento apresentado pelo parlamentar na Casa, que sugere uma bonificação de ao menos 10% na nota do Enem.

Adriano Galdino parabenizou a ação realizada na UFPB, que tem como objetivo promover a inclusão regional no ensino superior, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). “A iniciativa tem sido cada vez mais frequentes nas Universidades Públicas brasileiras, no intuito de fortalecer a influência regional no ingresso de estudantes a universidade. Essa interiorização também tem como propósito democratizar o acesso pela população das cidades pequenas e médias”, disse o presidente.

Galdino ressaltou que o requerimento de sua autoria tem como objetivo sensibilizar toda a comunidade acadêmica e estudantil em resguardar a política já implantada em diversas universidades federais e expandi-la o máximo possível para todo o Brasil, sobretudo no Estado. Na UFPB, a proposta para a bonificação será discutida pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).