Na noite deste sábado (14), as arquibancadas montadas na Avenida Duarte da Silveira ficaram lotadas pelo público que foi ao local prestigiar o desfile de dez tribos indígenas na abertura do Carnaval Tradição 2015 de João Pessoa. A tribo Tupi Guarani, campeã do ano passado, foi uma das mais aguardadas e a última a desfilar. Vários blocos voltados para a terceira idade também desfilaram em homenagem aos 100 anos do Carnaval de João Pessoa.
O prefeito em exercício de João Pessoa, Nonato Bandeira, fez questão de prestigiar o evento e lembrou que ele próprio, na sua infância, costumava participar do Carnaval Tradição. “É uma alegria muito grande ser organizador desse carnaval que resgata as tradições dos bairros. Essas pessoas se preparam o ano inteiro para fazer uma festa genuinamente popular e a Prefeitura se orgulha da parceria com essas organizações carnavalescas”. Bandeira destacou ainda que o momento é de celebrar essa tradição que não deve morrer e chamou atenção para o número de crianças participando do desfile.
Desfile – O mestre tribo Tupi Guarani, André Rodrigues Borba, responsável pelo figurino da agremiação, revelou que vem ensaiando intensamente nos últimos quatro meses e a expectativa é que o grupo seja novamente vencedor. Na avenida, eles apresentaram uma homenagem a diversas personalidades brasileiras, além de outras que fizeram história dentro da própria tribo, estampando seus rostos nos cocares.
Outra tribo bastante aguardada foi a Africanos, que trouxe para avenida várias inovações como uma caravela cenográfica e montou uma pequena aldeia em pleno asfalto. A tribo Africanos é a mais antiga da cidade de João Pessoa e conhecida por sempre inovar nos seus desfiles. Desfilaram ainda Flexa Negra, Papo Amarelo, Pele Vermelha, Xavantes, Tupynambás, Ubirajara e Tupy Guanabara. Cada tribo desfilou com aproximadamente 90 pessoas. A tribo campeã será conhecida na manhã da próxima quarta-feira (18).
O diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, lembra que em 2015 o Carnaval de João Pessoa completa 100 anos de existência, se consolidando como o mais legítimo ‘espelho da cultura popular’ da cidade. “Essas manifestações são oriundas de bairros que têm efervescência cultural muito forte, sobretudo carnavalesca. As escolas, as alas-ursas, tudo isso é a cultura popular de João pessoa, que está presente na celebração desse centenário”, afirmou .
Burity explica que essas manifestações surgiram em alguns bairros e que é preciso não apenas preservar essa riqueza cultural, mas torná-la mais conhecida pelo próprio pessoense. “Nós temos um pré-carnaval muito forte, mas estamos aqui com outro tipo de festa e precisamos chamar a população para conhecer essas raízes da cultura popular”, convidou.
Confira a programação do Carnaval Tradição:
Domingo (15/02):
Categoria Escolas de Samba
19h30 – Unidos do Roger
20h30 – Pavão de Ouro
21h30 – Malandros do Morro
22h30 – Império do Samba
23h30 – Independentes de Mandacaru
Segunda-feira (16/02):
18h – Batucada Águia de Ouro
18h15 – Batucada Nova Liberdade
Categoria Ursos Carnavalescos
18h30 – Urso Anos Dourados
18h45 – Urso Celebridade
19h – Urso Cachorro Louco
19h15 – Urso Folião
19h30 – Urso Reboliço
19h45 – Urso Canibal
20h – Urso Sem Lenço Sem Documento
20h15 – Urso Simpático
20h30 – Urso Jamaica
20h45 – Urso Verde
21h – Urso Panda
21h15 – Urso Amigo Batucada
21h30 – Urso Alegria do Panda
21h45 – Urso da Paz
22h – Urso Santa Cruz
Terça-feira (17/02)
Categoria Clubes de Orquestra de Frevo
18h30 – Adolescente e Criança Feliz
19h05 – A Corda do Frevo do Bairro da Torre
19h40 – Piratas de Jaguaribe
20h15 – Dona Emília
20h50 – Alegria do Frevo
21h25 – Gigantes do Frevo da Torre
22h – São Rafael Frevo e Folia
22h35 – Ciganos do Esplanada
23h10 – Bandeirantes da Torre
23h45 – Tupi Guarani