Três deputados paraibanos que votaram a favor de Temer respondem ações no STF

Os deputados paraibanos Aguinaldo Ribeiro (PP), Benjamin Maranhão (SD) e Rômulo Gouveia (PSD) estão entre os 111 parlamentares que respondem a ações no Supremo Tribunal Federal e que votaram a favor do presidente Michel Temer (PMDB).

Este montante de 111 deputados corresponde a 42% dos votos recebidos para o arquivamento da denúncia contra o presidente.

O relatório, aprovado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça da Câmara) no mês passado, recomendou a rejeição da denúncia apresentada pela PGR (Procuradoria-Geral da Republica) contra Temer, pelo crime de corrupção passiva.

Inquéritos

Veja abaixo os inquéritos que os deputados paraibanos respondem no STF.

Aguinaldo Ribeiro (PP): Líder do governo na Câmara, responde ao inquérito 3989 por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e quadrilha, na Operação Lava Jato. De acordo com o doleiro Alberto Youssef, Aguinaldo se beneficiava de pagamento mensal de propina feito ao PP, a partir de desvios em contratos da Petrobras.

Benjamin Maranhão (SD): Réu na ação penal 676, por formação de quadrilha e crimes contra a Lei de Licitações. Os crimes imputados ao deputado estão relacionados à Operação Sanguessuga, que desarticulou um esquema de superfaturamento na compra de ambulâncias em 2006.

Rômulo Gouveia (PSD): Alvo do inquérito 3736 e réu da ação penal 952, por crimes contra a Lei de Licitações. O deputado é acusado de ter dispensado licitação duas vezes fora das hipóteses legais quando era presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba. Alega que não agiu por má-fé e que seus atos não implicaram prejuízo aos cofres públicos.