Transparência: CGU indica JP abaixo da média das capitais e apenas em 174º no ranking nacional

Ao mesmo tempo em que o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), abria nessa terça-feira (11) evento em alusão ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, que contará com debates sobre transparência pública e controle interno, a Controladoria-Geral da União finalizava os últimos detalhes para lançar nesta quarta, durante cerimônia em Brasília, a ‘Escala Brasil Transparente – Avaliação 360’, que desmontou o marketing de que a Capital paraibana é uma das cidades mais transparentes do Brasil.

O município ficou com nota 7,99 na avaliação, que concede notas de 0 a 10 para municípios que tem mais de 50 mil habitantes. Além de estar abaixo da média das capitais, que é 8,08%, João Pessoa ficou em apenas 174º no ranking de cidades brasileiras mais transparentes.

Na Paraíba, a cidade ficou apenas na 2ª posição, atrás do município Guarabira que, com nota de 8,51, ficou em 117º no ranking nacional. Campina Grande, com 6,70, ficou apenas na 312ª posição nacional atrás no Estado de, além de Guarabira e João Pessoa, Cabedelo e Sapé.

Entenda

A avaliação, que consiste na tradicional metodologia de avaliação da transparência pública adotada pela CGU, somada com a chamada “transparência ativa”, englobando “verificação da publicação de informações sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas, entre outras” na internet.

Veja o ranking das capitais abaixo ou completo por aqui