Transformador chega a parque eólico na Paraíba após quase 20 dias de viagem

Comboio partiu do Porto de Suape, localizado em Cabo de Santo Agostinho (PE), e percorreu aproximadamente 400 quilômetros até o seu destino final

O transporte do transformador de energia eólica, com destino ao complexo eólico Serra da Palmeira, em Nova Palmeira, no Seridó paraibano, foi concluído nesta sexta-feira (4), após quase 20 dias de viagem. O comboio partiu do Porto de Suape, localizado em Cabo de Santo Agostinho (PE), e percorreu aproximadamente 400 quilômetros até o seu destino final.

O Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) prestou apoio logístico no trecho final do percurso, entre o município de Soledade e Nova Palmeira, através da rodovia PB-177. Anteriormente, a carreta já havia rodado mais de 300 km pelas BRs 101 e 230.

De acordo com Fleming Cabral, gerente de transporte do DER-PB, os 39 quilômetros finais foram percorridos em 12 horas e 27 minutos. O transporte, que incluiu um trecho de dois quilômetros na BR-230, em Soledade, e o restante na PB-177, foi considerado bem-sucedido.

Diversas forças de segurança e trânsito, incluindo DER, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), estiveram envolvidas na operação de transporte, que contou com cinco paradas programadas para liberar o tráfego e realizar manutenções preventivas, além de uma parada não programada devido a um leve aquecimento, que foi prontamente solucionado.

O transformador

O transformador possui 1,2 metros de comprimento, 4,2 metros de largura e 4,5 metros de altura, com um peso de 250 toneladas. Fabricado na China, o equipamento foi trazido ao Brasil pela CTG Brasil, empresa responsável pela construção da subestação no interior paraibano.

Para chegar a Soledade, o transformador foi transportado por uma carreta com 113,7 metros de comprimento, atingindo uma velocidade média de 7 km/h. O peso total do comboio (carreta e transformador) é de 600 toneladas.

O transformador tem a função crucial de converter a energia gerada pelas turbinas eólicas em energia elétrica, possibilitando sua integração ao sistema elétrico nacional.

Parque Eólico Serra da Palmeira:

O Parque Eólico Serra da Palmeira será composto por 108 aerogeradores e terá uma potência instalada de 648 MW. De acordo com a CTG Brasil, essa capacidade é suficiente para abastecer até 1,7 milhão de pessoas, contribuindo de forma significativa para a matriz energética renovável do país.