Todos os cruzeiros marítimos que operam na costa do Brasil têm casos de Covid-19

Todos os cinco cruzeiros marítimos que estão em operação na costa brasileira têm casos confirmados de Covid-19, de acordo com nota técnica publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em quatro embarcações há registros de contaminação pelo coronavírus em membros da tripulação e clientes, e em uma foram verificados infectados apenas entre os passageiros.

O aumento repentino de casos de Covid-19 nessas embarcações fez com que a Anvisa recomendasse na última sexta-feira a suspensão provisória da temporada de cruzeiros na costa brasileira.

Na nota técnica, a Anvisa ressalta que a portaria 2.928, publicada pelo Ministério da Saúde, em 2021, classifica os navios em níveis, de acordo com o cenário epidemiológico a bordo nos últimos sete dias. Todas as embarcações que operam cruzeiros marítimos no Brasil estão classificadas nos dois níveis de maior gravidade.

A classificação parte do nível 1, quando não há casos de Covid-19 registrados, e vai até o 4, quando há transmissão comunitária do coronavírus. Os navios MSC Preziosa, Costa Fascinosa, MSC Seaside e MSC Splendida estão classificados no nível 3. Isso significa que foram relatados casos de Covid-19 em quantidade superior a 0,1% do total de passageiros embarcados ou que há membros da tripulação diagnosticados com a doença. Somente no MSC Preziosa não foram detectados casos entre tripulantes nos últimos sete dias.

A situação mais grave ocorre no navio Costa Diadema. A embarcação está classificada no nível 4 de alerta, o mais alto na classificação das autoridades brasileiras de saúde. Além da transmissão comunitária, a embarcação está com ocupação igual ou superior a 90% do número de acomodações de isolamento e dos leitos do centro médico.

Os navios Costa Diadema e MSC Splendida tiveram suas atividades suspensas na última sexta-feira. O primeiro está atracado no Porto de Salvador, na Bahia, e enfrenta um surto de Covid-19. No intervalo de 24 horas, os órgãos de saúde baianos e a Anvisa detectaram 68 casos da doença, sendo 56 entre tripulantes e 12 entre passageiros.

O MSC Splendida teve 78 casos confirmados de Covid-19, sendo 51 tripulantes e 27 passageiros. Também foram identificadas 54 pessoas que tiveram contatos com os contaminados por coronavírus. Todas as 132 pessoas, casos positivos e contatos próximos, foram desembarcadas no porto de Santos, no estado de São Paulo.

Do O Globo.