Testes de Covid-19 apontam 26 positivos durante barreiras sanitárias, em JP

Ação tem o objetivo de fortalecer o isolamento social nos bairros da cidade com a implantação de barreiras sanitárias

As equipes da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) estiveram por mais um dia no bairro das Indústrias e no Jardim Veneza dando continuidade a ‘Operação Proteção’. Nesta sexta-feira (22), foram realizados 148 testes de detecção de Covid-19, sendo 26 deles positivos.

Além disso, as equipes fiscalizaram 18 estabelecimentos e higienizaram todas as ruas principais dos bairros, incluindo praças, escolas e a Unidade de Saúde da Família (USF). Neste sábado (23), a ação continua nos mesmos locais com as ações de fiscalização no comércio e de higienização de ruas e segue para outro bairro da Capital na próxima semana.

A ação tem o objetivo de fortalecer o isolamento social nos bairros da cidade com a implantação de barreiras sanitárias, medição de temperatura de transeuntes, testes rápidos de Covid-19, ação educativa, fiscalização do comércio, além de desinfecção de ruas e avenidas.

O secretário da Gestão Governamental e Articulação Política (Segap), Hildevânio Macedo, ressaltou a importância da Operação Proteção nas ruas da Capital.

“Nós iniciamos essa operação desde essa quinta-feira e é de suma importância estarmos próximos da população. Instalamos a barreira sanitária que mede a temperatura dos motoristas e motociclistas, além de disponibilizar os testes rápidos para detectar o novo coronavírus. Não é à toa que João Pessoa lidera o ranking de transparência no combate à Covid-19. É uma luta que é de todos e, com certeza, vamos vencer o mais breve possível”, afirmou.

Testes – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou diversas equipes para atuar nas barreiras sanitárias da Operação Proteção. As equipes estão verificando a temperatura dos transeuntes e pessoas no interior dos veículos. Caso apresentem alguma alteração, a pessoa é encaminhada para fazer o teste rápido de Covid-19. Neste segundo dia, foram realizados 148 testes, sendo 26 com resultado positivo e 122 com resultado negativo. Somando os dois dias, foram realizados 240 testes, sendo 56 com resultado positivo e 184 com resultado negativo. As pessoas que têm resultado positivo são encaminhadas para as suas unidades de saúde da família de referência para que sejam acompanhadas devidamente pelas equipes da unidade.

Fiscalização no comércio – Já as equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e do Procon-JP fiscalizaram mais 18 estabelecimentos comerciais e, desses, apenas três estavam respeitando as determinações legais, enquanto 15 foram notificados por apresentar algum descumprimento aos decretos municipais em relação aos estabelecimentos comerciais no período da pandemia.

Higienização – Além dos testes rápidos e fiscalizações, também foi realizada a higienização e desinfecção de vários locais dos bairros. As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), da Defesa Civil e da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) atuaram em todas as principais ruas do bairro Jardim Veneza. Padarias, farmácias, lotérica, supermercados, loja de materiais de construção, além da Praça da Juventude, da Associação dos Moradores do Vieira Diniz, a Escola Monteiro da Franca e a Unidade de Saúde da Família Vieira Diniz foram higienizados.

Esforço educativo – A Guarda Municipal segue com o papel educativo de conscientização da população, recomendando o uso de máscaras e reforçando a importância do isolamento social. Pela legislação municipal, praças e parques também não podem ser utilizados durante este período de agravamento da pandemia. Carros de som estão sendo empregados para reforçar as medidas preventivas já adotadas, como forma de ampliar o isolamento social e conter a rápida propagação do vírus.

Ação conjunta – A Operação Proteção é uma ação conjunta das Secretarias da Gestão Governamental e Articulação Política (Segap), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Saúde (SMS), Meio Ambiente (Semam), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), além do Procon-JP, Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Comente