Tecnologia: novos gadgets com IA tentam substituir funções dos smartphones 

Produtos trazem uma provocação ao mercado, mais pela sua existência do que por suas funcionalidades

Foto: Divulgação

Do início do ano pra cá, muitos deles foram lançados e alguns chamaram bastante a atenção dos “early adopters”, como o AI Pin, Rabbit R1, os óculos inteligentes da Brilliant Labs e o Ray-Ban Meta.

Diante desses gadgets, temos produtos que já fazem parte do nosso dia a dia, como os smartphones da Samsung Galaxy AI e os novos computadores Copilot+PC da Microsoft, lançados no mês passado.

Enquanto os dois últimos possuem funções mais abrangentes e conhecidas, os novos gadgets estão gerando uma nova onda de dispositivos que tentam, de alguma forma, substituir boa parte das funções dos nossos computadores mobile, os nossos celulares.

O que esses produtos têm de interessante é que trazem uma provocação ao mercado, mais pela sua existência do que por suas funcionalidades. Eles sugerem que nossos smartphones podem ser bem diferentes do que são hoje.

Como dispositivos que focam na experiência e na interação baseada em IA, eles trazem um frescor para o design de produtos. Diferente do que acontece hoje, quando podemos usar diversos aplicativos em nossos celulares com inteligência artificial, o próprio dispositivo coloca a IA na frente de toda a experiência, na frente de tudo que fazemos e acessamos.

Para fazer qualquer coisa, usamos vários programas e aplicativos que possuem funções específicas. Temos um para fazer nossas listas, outro para organizar nossas tarefas, agenda para colocar tudo distribuído ao longo do tempo e por aí vai. E isso que estou falando só de apps de organização. Muitas vezes, os aplicativos não se conversam e temos que ficar passando informações de um para o outro.