Teatro Severino Cabral, em Campina Grande, recebe espetáculos no fim de semana

A Prefeitura Municipal de Campina Grande através da Secretaria de Cultura, Teatro Municipal Severino Cabral e Associação Amigos do Teatro Municipal Severino Cabral apresenta neste sábado, dia 15, às 20 horas, no Teatro Municipal Severino Cabral, dentro da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, o espetáculo de dança Sobrevivência dos Vaga-lumes, da Paralelo Cia de Dança, que tem direção de Joyce Barbosa e Erik Breno.

Os diretores explicam que o espetáculo é um diálogo do corpo em movimento com o escuro, percebendo a diferença entre o que desaparece e o que apaga, para entender o que aparece e o que resiste no corpo em estado perpétuo de cansaço. Os moventes estabelecem dois tipos de procedimentos de movimentos chamados, particularmente, de “embalar” e “fagulhar”, como zonas de improvisação, abrindo espaços para a construção de uma textura espacial que se desenvolve na fricção entre a construção da luz artificial, as bordas da luz, as bordas do escuro e o escuro em si, capaz de construir rastros (rabiscos) de movimento como pistas para o encontro, que nunca acontece. “A formação de imagens parte da ideia do filósofo francês George Didi-Huberman que afirma que quando você olha para uma imagem, ela olha de volta para você. O ambiente sonoro auxilia na composição estratégica, que embala e fagulha, também, o corpo de quem assiste”, comentam Joyce e Erik.

Publicidade
ALPB

Sobrevivência dos Vaga-lumes foi vencedor do Fundo Municipal de Cultura, em 2013, entrando em temporada em novembro/dezembro de 2015, no Espaço Paralelo, em João Pessoa/PB, e estreou no Cena Cumplicidades, também de 2015, dividindo a cena com Carolyn Carlson e a HuryCan, da Espanha. Além disso, em janeiro de 2017 foi dançado no Projeto CARDUME, da Fundação Estadual de Cultura da Paraíba.

A Ficha Técnica é composta por Joyce Barbosa e Erik Breno (Moventes), Dramaturgia de Candice Didonet, Coordenação de Produção da Paralelo Cia de Dança, Pesquisa em filosofia de Theófilo Oliveira, Produção de José Hilton Souza, Iluminação de Felipe Diniz e Fotos de Rafael Passos.

No domingo, dia 16, às 17 horas, na Sala Paulo Pontes, dentro da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, ocorre a apresentação do espetáculo “Aflorarte”.

Se trata de um espetáculo poético-musical que trata do florescimento da mulher através da arte. Produzido pelo Coletivo Sonoras a estreia no projeto Campanha de Popularização do Teatro e da Dança irá mostrar retalhos floridos de poesia e música autorais que serão costuradas pela linha do afeto e do talento das artistas Adília Uchôa, Jéssica Melo, Joana Marques, Lua Alves, Manu Alves, Renata Oliveira, Virgínia Passos e Vivi Stayner.

Os ingressos estão à venda no Teatro Severino Cabral aos preços de R$ 10 (meia entrada) e R$ 20 (inteira).

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]