TCU vai apurar possíveis irregularidades em obra da Prefeitura de João Pessoa

O Tribunal de Contas do Estado julgou regular com ressalvas a fiscalização de algumas obras tocadas pela Prefeitura de João Pessoa, determinou que a edilidade melhore a qualidade das intervenções a aplicou multa pessoal ao prefeito Luciano Cartaxo (PSD). Além disso, o TCE-PB remeteu ao Tribunal de Contas da União, relatório da fiscalização referente a obra do Centro de Treinamento Ivan Thomaz no Valentina Figueiredo, projetado inicialmente para ser uma Vila Olímpica e abrigar, portanto, diversas modalidades, mas foi alterado para servir apenas ao futebol.

De acordo com relatório do TCE, foram verificadas ausência dos aspectos eficiência e economicidade no planejamento das atividades envolvidas neste ajuste (Contrato n.º 04/2013), por ter envolvido relevantes demolições de serviços executados recentemente (Contrato n.º 01/2010).

Ou seja, a obra estava bem encaminhada para ser um Vila Olímpica para atender a comunidade do Valentina e adjacências com espaço para pratica de várias modalidades esportivas e foi transformado em Centro de Treinamento para apenas uma modalidade, o futebol. Para quem não lembra, o prefeito Luciano Cartaxo, apregoou aos quatro cantos que faria a modificação para que a cidade de João Pessoa pudesse receber uma seleção de futebol durante a Copa do Mundo do Brasil em 2014. Como diz o ditado, nem mel, nem cabaça. Nenhuma seleção pelo menos sobrevoou nossa Capital e comunidade perdeu um espaço plural para ganhar apenas mais um campo de pelada.

Por envolver recursos federais, o Tribunal de Contas Estadual decidiu encaminhar a “documentação pertinente ao TCU, em relação à obra de Construção do Centro de Treinamento (Vila Olímpica), bem como o ENCAMINHAMENTO de informações àquela Corte acerca das alterações realizadas na referida obra, as quais transformaram uma vila olímpica em um centro de treinamento de uma única modalidade (futebol)”.

A chamada falta de planejamento causando prejuízos a sociedade.

Do blog de Marcos Wéric